Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Governo do RS anuncia alerta máximo contra a dengue

Publicada em 20/04/2022

  • Governo do RS anuncia alerta máximo contra a dengue

A Secretaria da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (20) que o Rio Grande do Sul está em alerta máximo contra a dengue. Até a última atualização do boletim de Arboviroses, feito na terça (19), o estado tem 10.547 casos confirmados da doença, sendo que 9.002 são autóctones, ou seja, contraídos no RS. Entre esses, cinco mortes pela doença já foram confirmadas.

A declaração tem por objetivo o reforço na mobilização de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. O foco são os 177 municípios, incluindo a Capital, onde o nível de alerta é maior pelo número de casos e óbitos registrados.

O assunto foi tema de reunião do Centro de Operações de Emergência em Arboviroses (doenças transmitidas por insetos). A discussão foi feita entre representantes de áreas da assistência e vigilância da SES e de outras instituições, como a Fiocruz, e da representação dos municípios, pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RS).

Na oportunidade, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a necessidade de mobilizar e envolver toda a sociedade nessa tarefa. “É um compromisso com o cuidado”, disse. “O alerta máximo significa uma maior atenção com medidas fortes nas regiões de maior incidência”, completou.

As regiões da cidade com casos confirmados têm sido foco de ações intersetoriais coordenadas pela Unidade de Vigilância Ambiental da SMS, com orientação e eliminação de criadouros pelos Agentes de Combates de Endemias.

A Secretaria Estadual de Saúde também informou uma série de ações futuras para combate à doença, entre elas a realização de reuniões com coordenadores regionais de saúde, a modelagem de um painel com informações acessíveis à população, a capacitação de equipes assistenciais e a elaboração de videoaulas para equipes assistenciais e de vigilância em saúde sobre temas de interesse.

Com 4 casos em Santa Bárbara do Sul, 3 em Ibirubá e 2 em Saldanha Marinha, a 9ª Coordenadoria de Saúde já registrou 9 confirmados de Dengue. Até o momento, Cruz Alta não confirmou nenhum caso. 

Áreas do Estado com maior nível de alerta (por Coordenadorias Regionais de Saúde - CRS)

2ª CRS (sede Frederico Westphalen): 26 municípios (196 mil habitantes)

- 954 casos autóctones (524 casos por 100 mil hab.)

- 1 óbito

16ª CRS (sede Lajeado): 37 municípios (372 mil habitantes)

- 1.700 casos autóctones (474 casos por 100 mil hab.)

- Sem óbito

1ª CRS (sem considerar a sede Porto Alegre): 65 municípios (3,1 milhões de habitantes)

- 4.398 casos autóctones (95 casos por 100 mil hab.)

- 1 óbito

Porto Alegre: 1,5 milhão de habitantes

- 1.193 casos autóctones (80 casos por 100 mil hab.)

- Sem óbito

14ª CRS (sede Santa Rosa): 22 municípios (239 mil habitantes)

- 488 casos autóctones (219 casos por 100 mil hab.)

- 1 óbito

15ª CRS (sede Palmeira das Missões): 26 municípios (169 mil habitantes)

- 168 casos autóctones (103 casos por 100 mil hab.)

- 2 óbitos

 

Com Informações da Secretaria Estadual da Saúde

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface