Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeitura lança projeto Cruz Alta+ sustentável e divulga Calendário Ambiental

Publicada em 05/02/2022

  • Prefeitura lança projeto Cruz Alta+ sustentável e divulga Calendário Ambiental

Com o objetivo de trabalhar a educação ambiental para a construção de valores sociais, habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Bem-estar animal e Meio Ambiente de Cruz Alta através da Coordenadoria de Meio Ambiente criou o projeto “Cruz Alta mais Sustentável”. Ele será desenvolvido em conjunto com as Secretarias de Educação e Cidadania. 


Dentro do projeto, foi elaborado o Calendário Ambiental 2022 que prevê a abordagem de diferentes temas, ao longo deste ano. Em fevereiro, a temática está voltada para “áreas úmidas”. Já nos demais meses, os temas são os seguintes: Março- Água; Abril- Povos indígenas; Maio- Mata Atlântica; Junho- Meio Ambiente; Julho- Campo; Agosto- Ar; Setembro- Flora; Outubro- Fauna; Novembro- Resíduos Sólidos e Dezembro- Bioma Pampa.

As atividades serão desenvolvidas de maneira formal e não formal, com a rede escolar, e também com a população em geral. “Durante este período, as escolas realizarão ações relativas ao calendário e ao final, construiremos um portfólio com as respectivas atividades”, comenta Lidiane Deboni, Agente de Defesa Ambiental.

Conforme Lidiane, o calendário tem a função de lembrar os motivos pelos quais a preservação ambiental é importante e pode ser praticada diariamente, por meio de ações simples. 

“Quando nos tornamos conscientes sobre as questões ambientais, fica mais fácil agirmos para fazer parte da mudança. Queremos mostrar que pequenas mudanças de hábitos ou simples atos, podem fazer a diferença”. 


DIVULGAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Neste contexto, Carlos Gutierrez, Coordenador de Meio Ambiente, salienta a ideia de promover mutirões de divulgação da coleta seletiva para fortalecer a separação dos resíduos e aumentar a quantidade de material que chega até as associações. Outra estratégia prevista no projeto, é a realização de palestras e rodas de conversas com todos os setores da Prefeitura sobre responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas, bem como o uso racional de recursos naturais e bens públicos, gestão de resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas sustentáveis e construções sustentáveis. “Desejamos realizar mutirões de coleta de resíduos eletrônicos e a implantar um ecoponto para resíduos volumosos.”

Ainda, com este projeto, segundo Carlos, será feito um engajamento para a busca de recursos para a construção do Centro de Educação Ambiental do Parque São Judas Tadeu, com o mapeamento das trilhas e adesão da Prefeitura aos programa A3P- Agenda ambiental na Administração Pública e Cidades Sustentáveis.


Com Informações da Prefeitura de Cruz Alta 

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface