Publicada em 24/11/2021
Desde o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando o monitoramento da situação vacinal de Febre Amarela nas regiões rurais e periurbanas do município de Cruz Alta. De acordo com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Bordin Dotto, 66 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela, até o momento. “Até o final deste mês pretendemos concluir todas as áreas”.
Vanessa salienta que o objetivo principal é imunizar a população da zona rural, que pode estar mais exposta a doença, considerando que a circulação do vírus da febre amarela voltou a ser registrada no Rio Grande do Sul, que está em situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Estadual (ESPIE), declarada pela Portaria SES-RS nº341/2021, de 29 de abril de 2021.
Para as pessoas que moram na região urbana de Cruz Alta, não vacinados, Vanessa orienta que eles procurem a sala de vacinação do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, das 8h às 11h30min e da 13h30min às 17h para receber a dose.
O esquema de vacinação é o seguinte:
- Dos 09 meses aos 4 anos, 11 meses e 29 dias: administrar uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos;
- Pessoas a partir dos cinco anos de idade, não vacinadas: administrar dose única.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta