Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Amanhã tem Dia D do Outubro Rosa nos postos de saúde em Cruz Alta

Publicada em 22/10/2021

  •  Sábado tem Dia D do Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa realiza neste sábado, 23, o Dia D de prevenção ao Câncer de Mama e Câncer do Colo de Útero, em Cruz Alta. O diagnóstico precoce representa em até 100% a chance de cura. O alerta faz parte da campanha de conscientização da Secretaria Municipal de Saúde que neste ano traz um ciclo de atividades nas unidades de saúde.

Participarão do Dia D, neste sábado, das 9h às 17h, o CSMC, ESF Toríbio Veríssimo, ESF Abegaí, ESF Alvorada, ESF Santa Rita, ESF Bairro Brum, ESF São José, ESF Primavera, ESF Vila Nova, ESF Penha, ESF São Genaro, ESF Progresso, ESF Acelino Flores, ESF Bairro de Fátima, ESF Lizabel, UBS Benjamin Nott, ESF Vila Rocha, ESF Boa Prada e ESF Bonini. Haverá oferta da coleta de exame preventivo, teste rápido de HIV/Aids, palestras, rodas de conversas, consultas médicas, encaminhamento para agendamento de mamografia, entre outros.

Na ESF Progresso, a atividade será feita das 8h às 15h com a intensificação de coletas de Citopatológico do colo de útero. Na ESF Centro, o Dia D será realizado em 27 de outubro, das 18h às 20h30min e no dia 30, das 9h às 12h.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen, o tema é de extrema importância e precisa ser discutido. “Nós queremos que vidas sejam preservadas e por isso a importância desta discussão, tão necessária e importante à saúde da mulher”.

Conforme a Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, Denise da Cunha, o objetivo desta ação é sensibilizar as mulheres a buscarem os serviços de saúde para realização da mamografia principalmente a partir dos 50 anos, e o exame preventivo dos 25 aos 64 anos.

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

Denise lembra que a redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para redução da mortalidade por câncer.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface