Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Segue a campanha de multivacinação em Cruz Alta

Publicada em 11/10/2021

  • Segue a campanha de multivacinação em Cruz Alta

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruz Alta iniciou na sexta-feira (1º), a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem objetivo colocar em dia vacinas de rotina que estejam em atraso. A estratégia é importante para elevar as coberturas vacinais, que vinham em um cenário de queda nos últimos anos, e que a pandemia acentuou ainda mais.

O alerta da Secretaria da Saúde (SES) é que a baixa procura dessas doses pode fazer com que algumas doenças consideradas erradicadas voltem a circular ou aquelas que vinham com baixos índices aumentem. Em especial pelo momento atual de gradativa retomada das atividades e retorno desse público às escolas. O sarampo, a rubéola e a pólio são algumas das doenças que podem ser graves, inclusive com risco de morte, e que precisam de taxas de coberturas altas para terem o risco diminuído.

Mari Ester Gomes da Silva, é avó da Louise de 2 anos, ela levou a neta até a sala de vacinação do Centro de Saúde da Mulher e da Criança para verificar a carteira de vacinação, e ficou feliz em saber que só estava faltando a vacina da gripe. A imunização foi feita na hora e Louise foi pra casa protegida.

A vacinadora do CSMC, Simone Rocha, conta que a procura pela vacinação, nestes primeiros dias, ainda está baixa.  Ao todo, o calendário de vacinação prevê 14 tipos de vacinas até os sete anos de idade e outras 08 vacinas até os quinze anos, fora as que ocorrem em campanhas específicas, como a da gripe e da covid-19. A orientação aos pais ou responsáveis é que levem as crianças ou adolescentes até uma Estratégia de Saúde da Família mais próxima, de preferência com a caderneta ou carteirinha de vacinação.

As ações seguem até 29 de outubro. O Dia D da campanha é previsto para sábado, dia 16 de outubro. As salas de vacina ficarão abertas das 9h às 16h para estimular e facilitar o acesso à imunização.

Entre as vacinas oferecidas, estão: BCG, que previne as formas graves de tuberculose; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10, contra a pneumonia meningite e otite; meningocócica C, que previne contra meningites; tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens; vacinas da hepatite A e hepatite B e ainda contra a febre amarela.

A campanha acontece nas seguintes unidades:

- ESF Toribio Veríssimo;

- ESF Abegay;

- ESF Alvorada;

- ESF Santa Rita;

- ESF Brum;

- ESF Jardim Primavera;

- ESF Vila Nova;

- ESF São Genaro;

- ESF B. Nott;

- ESF Centro;

- Centro de Saúde da Mulher e da Criança.

A Secretaria de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen chama a atenção sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis.

COVID-19 

Adolescentes que tenham se vacinado contra a Covid-19 podem tomar outras vacinas do calendário sem precisar esperar um intervalo mínimo. A orientação foi oficializada pelo Ministério da Saúde na nota técnica nº 1203/2021 da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).


Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface