Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Morre em acidente de trânsito Airton Machado dos Garotos de Ouro

Publicada em 13/09/2021

  • Morre em acidente de trânsito Airton Machado dos Garotos de Ouro

Na madrugada desta segunda-feira, 13, um grave acidente tirou a vida do vocalista e fundador da banda Garotos de Ouro, Airton Machado, de 62 anos.

O acidente foi com o ônibus do grupo "o Garotão", por volta da 01h40 da madrugada na BR 282, km 44, no município de Águas Mornas em Santa Catarina. O músico estava dirigindo o veículo que saiu da pista e colidiu contra um barranco de pedras em uma curva. após o ônibus perder os freios em um trecho de descida e colidir contra um paredão de pedras.

Airton estava com sua esposa no ônibus. Ele faleceu no local, ela foi socorrida e levada ao Hospital Regional de São José.

O último show de Airton foi neste último sábado em São Joaquim, SC, em live denominada 'Bailezito 6' com mais de 4 horas de duração. 

Airton nasceu em Cruz Alta (RS) e era filho de gaiteiros. Ainda na adolescência, ele iniciou a carreira musical tocando gaita ao lado do irmão, Ivonir, formando o duo Irmãos Machadinho. Eles acabaram tocando pela primeira vez em festa durante uma apresentação do grupo Os Gaudérios da Querência, na Igreja de Jaguari.

Em 1976, quando tinha 18 anos, fundou o Garotos de Ouro com o irmão, com a gravação do primeiro LP Garotos de Ouro – Canto Nativo, viabilizado graças ao patrocínio de um grande amigo, o Sr. Porto, morador de Barragem do Itu e dono do CTG da cidade.

O primeiro sucesso do Garotos de Ouro foi com a gravação do terceiro LP, Quando o Estouro é um Estouro, emplacando sucessos como Barraca Armada, Poupança da Gordinha e Peão Farrapo – esta última composta por Jorge Nicola Prado e Daniel Becke. O grupo também teve projeção ao vencer o Festival Coxilha Nativista, em 1984.

Em 2004, o Garotos de Ouro entrou para a história como a primeira banda de música gaúcha a se apresentar nos Estados Unidos, com duas apresentações. Entre outros sucessos do grupo, estão No Barulho do Meu Relho, Vuco-Vuco e Me Dá Um Beijo.

Em um especial divulgado pela banda, em 2013, Airton falava que o grande segredo do sucesso era “muito trabalho, dedicação e benção divina, pois isso sempre fez com que, nas horas certas, as músicas de sucesso 'caíssem no nosso colo'".

Em comemoração aos 200 anos de Cruz Alta, a Prefeitura Municipal prestou uma homenagem aos irmãos Machadinho, ao criar o troféu “Irmãos Machadinho” entregue durante a 41ª Coxilha Nativista, em julho de 2021

Airton tinha três irmãos e deixa a esposa, três filhos e um neto.

A Prefeitura de Cruz Alta decretou luto oficial por três dias.

Fonte: Jornalismo Grupo Pilau

Confira outras imagens

  • Morre em acidente de trânsito Airton Machado dos Garotos de Ouro
  • Morre em acidente de trânsito Airton Machado dos Garotos de Ouro
CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface