Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

RS tem 52 casos confirmados da variante delta do coronavírus

Publicada em 18/08/2021

  • RS tem 52 casos confirmados da variante delta do coronavírus

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou na terça-feira (17) mais 11 casos da variante delta do coronavírus. A confirmação foi realizada por meio de sequenciamento genético completo, nos mesmos moldes do que é realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Portanto, para esses casos, o retorno do laboratório carioca não se faz mais necessário. Os casos confirmados pelo Cevs na terça-feira (17) são de residentes dos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Passo Fundo, Alvorada, Caxias do Sul, Triunfo, Esteio e Porto Alegre. Todas as amostras já tinham passado por sequenciamento genético parcial no Cevs e apontado para provável delta.

Outros 26 casos confirmados de delta foram notificados ao Cevs na terça-feira (17), quatro pelo Laboratório de Bioinformática Aplicada a Microbiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), todos em Santa Maria, e 22 pelo Laboratório de Microbiologia Molecular Universidade Feevale. As universidades usaram a tecnologia de sequenciamento genético completo para a confirmação. Com isso, o Estado passa de 15 para 52 casos confirmados da variante.

De acordo com o especialista em saúde do Cevs, Richard Steiner Salvato, o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), ambos ligados ao Cevs, têm tecnologia e recursos humanos para realizar esse tipo de sequenciamento genético. Os testes não são realizados com maior frequência pela dificuldade de aquisição e alto custo dos insumos necessários. “Por isso, optamos, para fins de vigilância genômica em tempo real e abrangendo uma quantidade maior de amostras, realizar o sequenciamento genético parcial, mais rápido e mais barato, mas com alta precisão e pouca probabilidade de erro”, falou Richard.

No momento, porém, existe a necessidade técnica do sequenciamento genético completo em pelo menos parte das amostras, para acompanhar a evolução do vírus e identificação de potenciais novas variantes. A última vez que o Cevs havia realizado este tipo de teste foi em novembro de 2020, para a identificação da variante P2.

Prováveis delta

Junto com a confirmação dos casos, o Cevs ainda divulgou novos 40 casos prováveis de delta nesta terça-feira (17/8). Desses, 28 foram identificados por sequenciamento parcial do Cevs e os outros 22 foram identificados pelo laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), por uma outra técnica por exame de RT-PCR. O número total de prováveis delta aguardando confirmação no Estado está em 90 casos.

Municípios com casos confirmados: Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Nova Bassano, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo.

Municípios com casos prováveis de delta: Alegrete, Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão Da Canoa, Caxias Do Sul, Cidreira, Esteio, Garibaldi, Gramado, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Não-Me-Toque, Novo Hamburgo, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santo Ângelo, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Vacaria e Viamão.


Fonte: Governo RS

Rádio Cruz Alta - Aplicativo
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface