Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

I Fórum Regional de Saúde Mental está acontecendo nesta quarta-feira

Publicada em 22/07/2019

  • I Fórum Regional de Saúde Mental está acontecendo nesta quarta-feira

Evento é realizado na Casa de Cultura Justino Martins.

Hoje, quarta-feira (10), Cruz Alta recebe o I Fórum Regional de Saúde Mental, na Casa de Cultura Justino Martins. O evento propõe um encontro entre profissionais de saúde, usuários e familiares, em busca do fortalecimento da Rede de Saúde Mental. Iniciado às 8h30min, o Fórum traz um conhecimento em relação a Política de Saúde Mental. O evento é aberto aos profissionais de saúde, usuários, familiares e comunidade em geral.

O que é Política de Saúde Mental?

É uma ação coordenada pelo Ministério de Saúde, que organiza as pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. Sendo assim, compreende as estratégias e diretrizes adotadas em relação a depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, e também transtorno obsessivo compulsivo, por exemplo. Além de ajudar pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

Confira a programação completa:

Este evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e a Política de Saúde Mental, através dos três Centros de Atenção Psicossocial do município:

O que são CAPS?

São Centros de Atenção Psicossocial que tem como objetivo, prestar serviços de saúde, disponibilizados pelo SUS, realizando atendimento a pessoas que tem alguns problemas relacionados a saúde mental. Estes centros dispõem de serviços como: acolhimento inicial, atendimento médico e serviço de enfermagem, além de atendimentos psicológicos individuais ou em grupo, como também psicoterapia e oficinas terapêuticas. No dia 18 de meio de 1987, ficou marcado no calendário nacional como dia da luta antimanicomial, pois a década de 80 era marcada por tratamentos desumanos dado aos pacientes de hospitais psiquiátricos. A partir daí, surgiram os CAPS.

A 9ª Coordenadoria Regional de Saúde é parceira deste evento.

Para mais informações entre em contato com os 3 CAPS do município.

CAPS AD - Telefone (55) 3322-7391

CAPS I - Telefone (55) 3324-4143

CAPS infantil - Telefone: (55) 3324-4901

Jornalismo Rádio Cruz Alta - João Gustavo Falkemberg

Fotos: Repórter Cidade Amauri Rodrigues

Confira outras imagens

  • I Fórum Regional de Saúde Mental está acontecendo nesta quarta-feira
CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface