Publicada em 13/07/2021
Em junho, aconteceu a primeira reunião preparatória do Projeto Coprel Ecologia para este ano, e no encontro foi definido que Cruz Alta receberá aproximadamente 5 mil mudas, a partir do mês de agosto, conforme o Coordenador de Meio Ambiente, Carlos Gutierrez. Nos últimos anos, a Prefeitura Municipal de Cruz Alta recebeu premiação pelo excelente desempenho na execução do Projeto, destacando-se, entre as cinco melhores colocadas das Prefeituras da região. A Coordenadoria de Meio Ambiente realiza o trabalho de orientação aos agricultores, acompanhando a fiscalização da Coprel.
Ao longo dos 15 anos de realização do Coprel Ecologia, foram plantadas 515 mil mudas de árvores nativas em APPs. O sucesso da iniciativa se deve ao desenvolvimento conjunto do projeto entre a Coprel, prefeituras e agricultores. Carlos explica que a Coprel realiza a organização geral do projeto, adquirindo as mudas e estacas de madeira, disponibilizando a assessoria de engenheiro florestal, fazendo a distribuição para os municípios interessados e acompanhando o desenvolvimento das mudas plantadas. As prefeituras identificam e auxiliam os agricultores interessados em recuperar APP’s em suas propriedades. E por fim, os agricultores fazem o plantio seguindo as normas necessárias.
Os técnicos da Coprel fazem o acompanhamento das áreas reflorestadas e elaboram relatórios sobre a execução do projeto, o que garante excelentes resultados. No ano de 2020, o índice médio geral de sobrevivência das mudas plantadas foi de 97,35%. Os produtores e prefeituras com melhor resultado no plantio são reconhecidos e premiados pela Coprel. Todo o processo é fiscalizado pelo Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.
Os produtores, quando procurarem a Secretaria, assinarão um termo de compromisso em que se responsabilizam de plantar e cuidar do crescimento das mudas. Carlos comenta que este projeto é fundamental para proporcionar um diálogo com os produtores rurais e, consequentemente, levar mensagens a partir de uma sensibilização ambiental para que eles possam não somente pensar na questão da produção, mas também na preservação do meio ambiente.
O Coordenador reforça que, de acordo com as regras da Secretaria Estadual de Infra Estrutura e Meio Ambiente os agricultores podem receber as mudas desde que tenham a disponibilidade para plantar 500 mudas em áreas de preservação permanente.
Em agosto, será realizado o evento oficial que marca a distribuição das mudas, o início do plantio de 2021 e a premiação dos produtores e prefeituras que mais se destacaram no plantio realizado no ano passado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta