Publicada em 07/07/2021
Aos
cuidados do Exército, um novo trecho da duplicação da BR-116, no
Rio Grande do Sul, será entregue nesta quarta-feira (7), liberando mais 10
quilômetros de novas faixas ao trânsito, nas proximidades de Barra do Ribeiro,
no sul do Estado.
Com isso, 62,25% do traçado a ser ampliado estará pronto e em operação. A
expectativa do governo federal é de que o restante seja finalizado em 2022 —
oito anos após o previsto.
Com contratos assinados em 2009, as obras na estrada começaram em 2012, divididas em nove lotes. À época, a projeção era de que levariam dois anos, o que jamais ocorreu.
Em razão de falhas e de uma série de problemas, de falta de verbas a erros em projetos, os trabalhos foram marcados por constantes atrasos e paralisações. Os custos previstos também aumentaram, saltando de R$ 868,94 milhões para R$ 1,77 bilhão. Até hoje, há apenas um lote 100% executado, o 4, entre Sentinela do Sul e Camaquã.
Em
2019, o 1º Batalhão Ferroviário assumiu o
serviço nos lotes 1 e 2 (cerca de 50 quilômetros entre Guaíba e
Tapes), que até então eram de responsabilidade da construtora Constran. A
empresa entrou em recuperação judicial e teve o vínculo rescindido com o
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em dezembro de
2018.
Desde
então, o grupamento militar finalizou dois
trechos: o primeiro deles em abril de 2020, com a liberação
de cinco quilômetros, e o segundo, em dezembro passado, com a inauguração de
outros 10,5 quilômetros.
Na tarde desta quarta-feira, será inaugurado
um terceiro trecho, entre os quilômetros 330 e 340 da rodovia, com a presença
do comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que terá extensa agenda no Estado —
incluindo visitas, inaugurações e inspeção da área cogitada como sede da futura
Escola de Sargentos (ESA) em Santa Maria, na
Região Central.
Até o fim do ano, o Exército prevê mais duas
entregas na BR-116. Em setembro, deve ser finalizado o viaduto em Barra do
Ribeiro, no quilômetro 320 e, em dezembro, a tendência é de que sejam
concluídas as obras no lote 2, entre os quilômetros 340 e 351.
- Início:
2012
- Previsão
inicial de término: 2014;
- Nova
previsão de conclusão: 2022;
- Traçado
previsto: 211,2 quilômetros, entre Guaíba e Pelotas, divididos em 9 lotes;
- Pronto
e liberado ao trânsito: 131,5 quilômetros (62,25%);
- Custo
total previsto: R$ 1,77 bilhão (inicialmente, era de R$ 868,94 milhões);
- Valor
aplicado até agora: R$ 1,15 bilhão (62,9%).
Fonte: Gauchazh / Juliana Bublitz