Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Região de Cruz Alta receberá 1.920 Vacinas da Covid-19

Publicada em 18/01/2021

  • Região de Cruz Alta receberá 1.920 Vacinas da Covid-19

A Secretaria da Saúde (SES) prepara para esta terça-feira (19) o envio das doses da vacina contra a Covid-19 para todos os municípios do Estado. Um lote de 341,8 mil unidades deverá ser recebido ainda nesta segunda-feira (18), fabricadas pelo Instituto Butantan e distribuídas pelo Ministério da Saúde. Após a separação por regional, por critérios populacionais, as doses serão despachadas para a Capital e às18 coordenadorias regionais (CRS). Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e população indígenas aldeadas.

Serão encaminhadas nesta terça-feira 170,8 mil doses aos municípios, aproximadamente a metade do recebido. A quantidade remanescente fica reservada para o posterior envio destinado à segunda dose desse público, prevista para aplicação entre 2 e 4 semanas após a primeira aplicação. 

Ainda nesta terça-feira serão definidas as quantidades por município, após o trabalho nas coordenadorias de separar as caixas para cada cidade, seguindo os critérios populacionais dos grupos prioritários.

Entre o público destinado para o início da campanha, 138 mil doses são destinadas aos trabalhadores da saúde. Isso representa cerca de 34% estimado para esse grupo no Estado. Por isso, a orientação é que sejam vacinados aqueles que lidam de forma mais direta com pessoas com a Covid-19, em hospitais, Samu e na Atenção Básica. Conforme mais doses sejam recebidas, os demais integrantes da área da saúde serão gradativamente incluídos. No total, o público de trabalhadores do setor da saúde estimado é de 400 mil pessoas no RS.

Outras 9,8 mil doses estão previstas para as pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, deficientes institucionalizados e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos. Para a comunidade indígena que vive em aldeias são mais 14 mil doses destinadas.

A região de Cruz Alta receberá 1.920 doses da Vacina. Esse total será dividido entre 13 municípios, pertencentes a Nona Coordenadoria Regional de Saúde. 

A administração municipal divulgou, que Cruz Alta possui 10 salas de vacinação fixas, 10 itinerantes e terá dois pontos nos hospitais São Vicente e Regional Santa Lúcia. 

A programação será conforme a chegada das doses a partir da chegada prevista na quarta-feira (20), ou se chegarem antes, haverá a antecipação.

Os profissionais da saúde serão os primeiros a serem vacinados, que são as pessoas que estão na linha de frente que trabalham hospitais, nas emergências e nas  estratégias de saúde da família. Os vacinadores que estão em férias serão chamados para ajudarem na aplicação das vacinas.

NET FACE
prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface