Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Unicruz é parceira no Reconhecimento do Polo de Irrigação Noroeste Gaúcho

Publicada em 22/12/2020

  • Unicruz é parceira no Reconhecimento do Polo de Irrigação Noroeste Gaúcho

O Curso de Agronomia da Unicruz é parceiro do Clube da Irrigação, juntamente com o Sindicato Rural de Cruz Alta. O objetivo da articulação entre as instituições é somar esforços para a criação do Polo de Irrigação Regional, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Na última terça (15), foi publicado no Diário Oficial da União o reconhecimento do Polo de Irrigação Noroeste Gaúcho, pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, como integrante da iniciativa de Polos de Agricultura Irrigada, estando inserido nas ações para implementação da Política Nacional de Irrigação.

Os docentes João Fernando Zamberlan e Marco Sampaio, que estão à frente das reuniões como representantes do Curso de Agronomia da Unicruz, ressaltam a importância dessa conquista para o desenvolvimento de pesquisas na área: “a criação do Polo de Irrigação para a região é um importante marco para que se intensifiquem e se estabeleçam pesquisas referentes à própria irrigação e à dinâmica dos processos hídricos, e sua interação com o meio. A integração de diversos atores, unidos na busca de soluções para o setor, denotam a relevância que o uso racional da água tem para a matriz produtiva regional que é o agronegócio.”

A coordenadora do Curso de Agronomia Graciela Sonego Preto salienta a relevância do Polo para a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Daniel Jobim, Presidente do Sindicato Rural, reafirma a importância dessa parceria para o reconhecimento do Polo: “a criação do Polo de Irrigação do Noroeste Gaúcho realça a importância da união de esforços de instituições com grande representatividade, para consolidar projetos de extrema relevância para Cruz Alta e região. A parceria afinada entre o Sindicato Rural, o Clube da Irrigação e a Unicruz foi fundamental para sensibilizar o Ministério do Desenvolvimento Regional, cuja equipe mobilizou-se para, em curto prazo, criar as condições necessárias para a implantação do Polo ainda este ano. O fato da Unicruz ser referência no ensino das Ciências Agrárias, tanto na graduação como no mestrado, foi decisivo para garantir ao Governo Federal a concretização de ações de pesquisa e experimentação, fundamentais para que alcancemos os objetivos estabelecidos.”

João Augusto Telles, presidente do Clube da Irrigação e vice-presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta, relata a importância do Polo: “uma conquista para Cruz Alta e região, onde teremos muitas ações para o desenvolvimento da irrigação regional. O apoio da Unicruz é fundamental. O polo suprirá muitas das dificuldades que os produtores enfrentam, pois envolverá pesquisas para aumentar a produtividade, além de estradas para melhor escoar a produção.”

O reitor Fábio Dal-Soto aponta que “a interação entre esses diferentes atores, Clube da Irrigação, Sindicato Rural de Cruz Alta e Unicruz, é muito importante para a potencialização da nossa vocação regional. O setor do agronegócio reúne inúmeras empresas, propriedades rurais e pessoas, e movimenta significativamente nosso município e região. Portanto, precisamos avançar de forma conjunta nessa importante frente que nos caracteriza.”


Fonte: Unicruz

POP ROCK 105.1
UNINTER
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface