Publicada em 23/09/2020
A Administração Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do CREAS Herbert de Souza, dos CRAS Um Lugar ao Sol e Comunidade Mãe e da Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes alertam para o aumento dos casos de violência contra crianças e adolescentes no período de isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus.
Entre os meses de abril e maio houve aumento de 4,7% dos casos de violência física e psicológica registradas pelos serviços da SMDS. Por ano são registrados cerca de 239 casos de negligência, maus-tratos e abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Hoje, 23 de Setembro é o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída no município de Cruz Alta, no ano de 2007, através da Lei Municipal nº 1.630.
Também é o Dia Internacional contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças. Ambos, são uma grave violação dos Direitos Humanos o seu combate precisa de apoio constante de toda a rede de proteção e da sociedade.
Podemos então convidar todos para essa reflexão e de medidas concretas para cumprimento da legislação que prevê que crianças e adolescentes são indivíduos em "condição peculiar de desenvolvimento", sendo portanto vítimas de qualquer situação de violência Sexual.
Exploração sexual
de crianças
e adolescentes é crime, Denuncie!
Orientamos que ao menor sinal de violência ou abuso contra crianças e adolescentes no município faça-se a denúncia, que pode ser totalmente anônima, através dos canais:
Conselho Tutelar: 3322-7890
Delegacia de Polícia : 3322-6160
Disque 100
CREAS: 3322-5164
Plantão SMDS: 8448-5352
Naiara Bresolin, acadêmicade Jornalismo