Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Comitê Gaúcho da ONU lança Campanha Máscara Roxa na região do Alto Jacuí

Publicada em 10/08/2020

  • Comitê Gaúcho da ONU lança Campanha Máscara Roxa na região do Alto Jacuí

Comitê Gaúcho da ONU Mulheres lança Campanha Máscara Roxa nas regiões do Planalto Médio e Alto Jacuí



As 31 cidades de abrangência das associações dos municípios do Planalto Médio (Amuplam) e do Alto Jacuí (Amaja), no Rio Grande do Sul, recebem nesta terça-feira (11), às 10h30, o lançamento da Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias. A agenda é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres.

O lançamento será virtual, em uma plataforma de videochamada para reuniões. Participam representantes de órgãos de segurança, governo do Estado, Poder Judiciário, Legislativo e movimentos de mulheres que ajudaram a construir a campanha. Ainda foram convidados proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade.



Como funciona a campanha



Lançada no dia 10 de junho no RS, a Campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Ela começou com 600 farmácias, e já são mais de 1.400 unidades de seis redes envolvidas - Associadas, Agafarma, Vida, Preço Mais Popular, Tchê Farmácias e Líder Farma. No Planalto Médio, sete dos 11 municípios possuem estabelecimentos participantes. No Alto Jacuí, 11 dos 20.

 

Até o momento, 17 denúncias foram recebidas em farmácias de 15 municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Casca, Charqueadas, Pinhal, Porto Alegre, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Taquari, Venâncio Aires e Vitória das Missões.

Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias. 



Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 | comite.gaucho.elesporelas@gmail.com



A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.



Dos 11 municípios do Planalto Médio, 7 possuem Farmácias Amigas das Mulheres

 

- Augusto Pestana: Farmácias Associadas

- Catuípe: Farmácias Associadas / Farmácia Aosani / Tchê Farmácias / Drogadel

- Condor: Rede Vida

- Ijuí: Farmácias Associadas / Rede Vida / Agafarma / Preço Mais Popular

- Jóia: Tchê Farmácias / Farmácias Associadas

- Panambi: Farmácias Associadas / Rede Vida / Agafarma

- Pejuçara: Farmácias Associadas



Dos 20 municípios do Alto Jacuí, 11 possuem Farmácias Amigas das Mulheres


- Cruz Alta: Agafarma

- Boa Vista do Incra: LiderFarma

- Carazinho: Farmácias Associadas / Rede Vida / Agafarma / Tchê Farmácias

- Coqueiros do Sul: Rede Vida

- Espumoso: Farmácias Associadas / Rede Vida / Agafarma / Tchê Farmácias

- Fortaleza dos Valos: LiderFarma

- Não-Me-Toque: Rede Vida / Agafarma / Tchê Farmácias

- Quinze de Novembro: Farmácias Associadas / LiderFarma

- Santa Bárbara do Sul: Farmácias Associadas / Rede Vida

- Selbach: LiderFarma

- Tapera: Rede Vida



prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface