Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

SME desenvolve projeto de Visitação Pedagógica, combatendo a evasão escolar

Publicada em 04/08/2020

  • SME desenvolve projeto de Visitação Pedagógica, combatendo a evasão escolar

Na manhã desta segunda-feira (03), a equipe pedagógica da SME esteve reunida com a Secretária Municipal de Educação, Elizabeth Fontoura Dorneles.  Uma das pautas da reunião foi o planejamento de estratégias para atender àqueles alunos que estão com dificuldades na modalidade de ensino não presencial, com atividades domiciliares orientadas.

A partir da reunião, foi deliberado que será desenvolvido o projeto "Visitação Pedagógica". A ação, que já vinha sendo planejada pela equipe e deverá iniciar nos próximos dias, envolverá Estagiários e Auxiliares de Ensino.  A Secretária destaca que "Com esse projeto, trabalharemos para que não haja aumento nos índices de evasão escolar durante a pandemia e também criaremos condições de trabalho para os funcionários, para que não fiquem sem renda nesse momento tão difícil”.

Através da Visitação Pedagógica, em um trabalho em conjunto da Secretaria Municipal de Educação, Escolas e professores, os alunos e famílias que necessitam de apoio para a realização das atividades serão contatados para um diálogo. Dessa forma, deve ser mantido o vínculo do estudante com o ensino e a aprendizagem. Outro tema da reunião foi a avaliação do rendimento dos alunos. Pareceres do Conselho Nacional de Educação vêm orientando para que a avaliação escolar considere as condições excepcionais para aprendizagem que foram impostas aos alunos pelo surto da Covid19.

Mesmo trabalhando no sistema de plantões, a SME mantém ainda intensa atividade de preparação dos espaços escolares para adequá-los às condições necessárias para proteger a todos os alunos, professores e funcionários da transmissão do Novo Coronavírus. Ainda não há previsão de volta às aulas, mas a organização antecipada das escolas possibilita mais tempo para a elaboração do planejamento necessário. As primeiras ações envolverão todo o processo de compras de materiais como álcool gel, luvas, máscaras, protetores faciais, lixeiras com pedal, materiais para marcação do espaço, entre outros.

Além da aquisição dos equipamentos, existe ainda a elaboração dos Planos de Contingenciamento, que seguirão todas as normas estabelecidas pelos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, além de entidades como União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Famurs, Vigilância Sanitária e demais autoridades.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface