Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

UAB Cruz Alta oferecerá novos Cursos de Ensino Superior gratuitos

Publicada em 24/01/2020

  • UAB Cruz Alta oferecerá novos Cursos de Ensino Superior gratuitos

O Polo da Universidade Aberta do Brasil de Cruz Alta já tem a relação de cursos autorizados para 2020.

Desde 2018, diversas tratativas estão sendo feitas pela administração municipal junto às universidades parceiras para que as modalidades propostas pudessem ser disponibilizadas para a população de Cruz Alta e da região. Como resultado desses esforços, o ofício liberado pela CAPES aprovou a realização de 5 graduações e 3 especializações. Oferecidos à distância e gratuitamente por Universidades e Institutos Federais através do Sistema da Universidade Aberta do Brasil, os cursos previstos para iniciarem entre o primeiro e segundo semestres são:

Graduação em Educação Especial – UFSM;

Graduação em Física – UFSM;

Graduação em História – UFPel;

Graduação em Matemática – UFPel;

Graduação em Filosofia – UFPel;

Especialização em Ensino de Filosofia - UFPel;

Especialização em Artes – UFPel;

Especialização em Espaços e Possibilidades para Educação Continuada – IFSUL

Agora a expectativa é pela liberação dos editais de vestibular, que darão orientações sobre a realização dos processos seletivos, datas e estrutura das provas. Alguns destes cursos estavam previstos para serem ofertados ainda em 2019, porém o corte de verbas das universidades públicas decretado pelo governo federal atingiu também os recursos orçamentários transferidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior), para a oferta das disciplinas através da Universidade Aberta do Brasil. Por essa razão, as instituições de ensino não puderam ofertar os cursos propostos para o Polo de Cruz Alta em 2019, conforme o Edital CAPES/UAB Nº 5/2018.

A Coordenadora do Polo da UAB de Cruz Alta, Odete Sutili Capelesso, destaca que as ações estratégicas desenvolvidas possibilitaram a vinda dos novos cursos. “A atual gestão municipal vem investindo amplamente na formação continuada dos professores e tem o entendimento de que o investimento deve prosseguir para além da educação básica, por isso mantém no município um Polo de Apoio Presencial da UAB. Diversos municípios estão fechando seus Polos, mas em Cruz Alta ele é tratado como prioridade, para oportunizar o acesso à Educação Superior e Técnica gratuita àqueles que não têm condições de arcar com os custos para essa formação. Os cursos que seriam ofertados nos polos que foram fechados de outros municípios, serão redistribuídos, por isso seguimos na luta para trazer mais essas opções para a comunidade cruz-altense e regional”, ressaltou Odete.Os cursos ofertados pelas instituições públicas de ensino são financiados pela CAPES, que repassa verbas para as Instituições Federais parceiras do Sistema da UAB. A estrutura física e de recursos humanos do Polo de Apoio Presencial da UAB de Cruz Alta é mantida pela administração municipal. Atualmente, os cursos em andamento são: Licenciatura em Letras-Espanhol – UFPeL; Licenciatura em Computação – UFSM; Bacharelado em Administração Pública – UNIPAMPA; e Especialização em Ensino de Filosofia – UFPel.

Fonte: Secretaria de Educação de Cruz Alta

CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface