Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Brasil inaugura nova base científica na Antártica nesta terça-feira (14)

Publicada em 14/01/2020

  • Brasil inaugura nova base científica na Antártica nesta terça-feira (14)

A nova estação brasileira na Antártica será inaugurada nesta terça-feira (14), em uma cerimônia que tem início previsto para as 17h (horário de Brasília). O complexo de mais de 4,5 mil m² será entregue quase oito anos após o incêndio que destruiu a base anterior. Pesquisadores brasileiros estão há mais de três décadas no continente.O vice-presidente Hamilton Mourão embarcou nesta segunda-feira (13) com destino à Antártica, para participar da reinauguração como o principal representante do governo brasileiro. A base fica na Ilha do Rei George.

A Estação Antártica Comandante Ferraz recebeu um investimento de US$ 99,6 milhões (cerca de R$ 400 milhões), e vai conseguir acomodar até 64 profissionais do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Um dos destaques do novo prédio é que ele tem diversas iniciativas sustentáveis.

Toda a estrutura usada na construção é desmontável e reciclável. A questão energética também foi pensada no projeto para ser menos dependente de energias não renováveis.Por isso, foram instalados painéis fotovoltaicos e geradores eólicos que produzem cerca de 30% da energia consumida na estação. O projeto arquitetônico também pensou a captação da água, o tratamento de esgoto e a questão do lixo produzido pela estação. A estação também tem um plano de gerenciamento de resíduos: todo o lixo produzido é separado para a reciclagem e retorna ao Brasil.

Confira outras imagens

  • Brasil inaugura nova base científica na Antártica nesta terça-feira (14)
prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface