Publicada em 13/01/2020
Durante este verão caloroso, com sol forte em Cruz Alta e temperaturas que já atingiram os 40Cº graus é indispensável tomar cuidado com o sol, em vista que nesta época o risco de queimaduras aumenta, além de outros problemas. Por isso, não podemos ignorar o uso do protetor solar.
Veja a seguir dicas que o dermatologista Leandro Seerig em entrevista ao nosso programa “O Ponto Crítico” orientou para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.
Roupas e acessórios
Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão, poiseles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Para quem trabalha exposto ao ar livre, roupas com proteção solar são muito importantes.
Atenção ao guarda sol, prefira os quesão feitos de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.
Filtro solar
O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente.
"Aideia não é deixar de se divertir, mas se proteger, prevenindo desconfortos e problemas com a saúde.O chapéu se torna eficiente por ser de uma fibra que imita a palha, protegendo o couro cabeludo e a face. Quanto maior for o tempo na água, maior o ressecamento da pele, que sofre com a sua proteção removida, dos hidratantes naturais que são basicamente produtos gordurosos", destacou o dermatologista Seerig.
Fonte: Jornalista Bruna Binotto