
A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação contra a Covid-19 para todas as crianças de 6 meses a 2 anos de idade, 11 meses e 29 dias, independente de terem ou não alguma comorbidade (PFIZER BABY).
A aplicação ocorre no Centro de Saúde da Mulher e da Criança e ESF Centro, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30. Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, é aguardada a chegada de uma nova remessa para que os locais de vacinação também sejam ampliados.
Para receber a dose, é necessário levar um documento e a carteira de vacinação da criança. “Lembro que estaremos vacinando enquanto tivermos doses disponíveis” diz Joice.
A nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde informa que não será necessário intervalo entre as aplicações da vacina contra a Covid-19 e os imunizantes de rotina das crianças, porém a orientação não se aplica caso a vacina seja com vírus vivo atenuado injetável, ou seja, a da febre amarela, tríplice viral, tetra viral e varicela, que deverá ter o intervalo de 30 dias, entre estas vacinas e a da Covid.
VACINA SEGURA
Em relação à vacinação de crianças no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no dia 16 de setembro de 2022, a ampliação de uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. Para esta avaliação, a Agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.
Para este novo grupo, o esquema primário é composto com três doses, em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 22/11/2022