
Na tarde da última quinta-feira (10), o Cras Comunidade Mãe, através do Projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, promoveu uma palestra sobre crimes cibernéticos, com o tema “Não caia em golpes”. A palestra foi ministrada pelo vereador Marcos Luza.
Para a Assistente Social do CRAS Comunidade Mãe, Vanessa Bronzoni, alertar a população, principalmente os idosos, é extremamente importante. “É necessário preveni-los destes crimes. O Cras também realiza visitas a domicílio, onde faz o trabalho de proteção básica neste sentido”.
Foram apresentados os eventuais riscos acerca deste tipo e crime, e também repassadas orientações sobre a Campanha Municipal contra fraudes e golpes no comércio eletrônico e instituições financeiras, estabelecida pela lei municipal nº. 3314/2021.
Dentre as recomendações abordadas, destacam-se:
Evite contratar empréstimos e cartões de crédito pelo telefone;
Nunca forneça os seus dados por WhatsApp, e-mail e telefone;
Nos caixas eletrônicos, não aceite ajuda de estranhos, apenas de funcionários devidamente identificados;
Não clique em links encaminhados por mensagens de textos e WhatsApp. E não pague boletos sem ter a certeza da origem, confirme sempre o destinatário.
Em caso de compras online, use o seu cartão virtual gerado pelo app do banco, jamais deixe o cartão salvo para compras futuras, evite fazer compra usando computadores compartilhados.
Caso alguma pessoa suspeite que foi vítima de algum golpe, orienta-se que seja procurado os seguintes órgãos: PROCON (3322-7286 ou 3324- 3289); Delegacia de Polícia (3322-6160); Ministério Público (3322-7037); Defensoria Pública (3324-3289) e Conselho do Idoso (3322-8696).
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 11/11/2022