
Durante o mês de novembro, o Hemocentro Regional de Cruz Alta intensificará a campanha de conscientização da importância da doação de sangue. A ação acontece no mês que precede o período de estoques baixos nos bancos de sangue e também devido ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro.
Segundo Angélica Trentini, Coordenadora do Hemocentro, o processo total de doação, que demora em torno de 50 minutos, consiste em preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial e coleta de 450 ml de sangue.
De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa tem, em média, cinco litros de sangue e após a doação, o organismo repõe o volume de sangue dentro de 24 horas. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações.
Critérios para a doação
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, alimentado e apresentar documento de identidade com foto no momento da doação. Para menores de idade, a autorização dos pais também é necessária.
Quem teve covid-19 precisa esperar 10 dias após a cura para poder doar. Já quem se vacinou contra a doença, pode fazer a doação depois de sete dias.
O hemocentro está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445, e mais informações e agendamento podem ser feitos pelo telefone 3326 3168. As doações ocorrem de segunda a sexta-feira das 7h30min ás 11h.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 09/11/2022