Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
CLARO

Cruz Alta já aplicou 183 doses contra o HPV

  • Cruz Alta já aplicou 183 doses contra o HPV

Desde o dia 24 de setembro, quando Cruz Alta intensificou a vacinação contra o HPV no público-alvo de meninos e meninas de 9 a 14 anos, com a visitação de equipes nas escolas da cidade, foram aplicadas 183 doses.

Conforme Joice Miron Grenzel, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, a vacinação evita a infecção por alguns tipos de HPV (6, 11, 16 e 18) que são os mais cancerígenos.

“O esquema vacinal é de duas doses, sendo a segunda dose seis meses após a primeira. Os adolescentes a partir dos 15 anos com esquema vacinal incompleto contra o HPV (com apenas uma dose), também tem direito a completar o seu esquema vacinal”.

A vacina é administrada nesta faixa etária por ser a que apresenta maior benefício pela grande produção de anticorpos, já que esta faixa etária está menos exposta ao vírus. “É fundamental salientar que esta vacina, assim como as demais, não é capaz de causar a doença, pois muitos pais levam esta falsa prerrogativa a sério".

Joice ressalta que em pessoas com HIV/AIDS, de 9 a 45 anos 11 meses e 29 dias, serão administradas três doses com intervalo de 2 meses entre a 1ª e a 2ª dose e 6 meses entre a 1ª e a 3ª dose. O esquema deverá ser encerrado até 45 anos 11 meses e 29 dias. Para a vacinação deste grupo, mantém-se a necessidade de prescrição médica.

LOCAIS DE APLICAÇÃO

A aplicação da vacina é feita no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, bem como nas ESFs Abegay, Santa Rita, Centro, Alvorada, Toribio Verissimo, Benjamin Nott, Vila Nova, e Jardim primavera, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para ser vacinado, basta comparecer com um documento e a caderneta de vacinação (se tiver).

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 07/11/2022

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.