
No último sábado (15) foram conhecidos os vencedores do 1º Festival Nacional de Teatro de Rua de Cruz Alta. A premiação aconteceu no palco da Casa de Cultura Justino Martins.
Durante os três dias de festival, foram apresentados oito espetáculos, sendo quatro espetáculos infantis e quatro adultos. A avaliação teve caráter eliminatório e classificatório, os avaliadores foram Camilo de Lélis (Diretor de Teatro), Douglas Barbosa (Ator e Produtor Cultural) e Airton de Oliveira (Bacharel em Interpretação Teatral pela UFRGS).
A programação foi encerrada com a apresentação do Grupo Teatral Máschara, com o espetáculo “Esconderijos do Tempo", de Mário Quintana.
O Coordenador de Eventos da Secretaria da Cidadania e Diretor do Grupo Máschara, Cléber Lorenzoni, falou sobre a grande satisfação de receber grupos vindos de várias cidades. “Nestes dois últimos anos, enquanto Administração, nos movimentamos muito para fazer várias ações que a nossa cidade merece, estando entre elas, o Festival de Teatro, pois temos inúmeros trabalhadores da área da cultura. Obrigado Cruz Alta por amar e amparar tanto os nossos artistas”, diz Cléber.
Airton de Oliveira, um dos avaliadores, contou que, juntamente com os outros dois colegas, assistiram e debateram a todos espetáculos. “É sempre uma grande satisfação estar presente em um Festival. Saímos daqui com ideias diferentes e ampliamos os nossos círculos de amizades. Agora, esperamos pelo segundo festival de teatro”, diz.
Confira os vencedores:
Categoria adulta
Melhor espetáculo: “Eu, Pessoa e os Outros Eus” do grupo Cia. Palavra & Ato;
Melhor direção: Alexandre Penha, por “Magliaço - O Mágico Palhaço”;
Melhor ator: Alexandre Penha, por “Magliaço - O Mágico Palhaço”;
Melhor aparato técnico: Jairo Klein, por “Eu, Pessoa, e os Outros Eus”;
Melhor figurino: Rachel Zilio, por “Um Dia Uma Palhaça”;
Melhor dramaturgia: Alexandre Penha, por “Magliaço- O Mágico Palhaço”.
Categoria infantil
Melhor espetáculo: “Circo Zika” do grupo Circo Rodado;
Melhor direção: Helquer Paez e Júlio César Aranda, por “Passageiros da Alegria – Palhaçaria”;
Melhor ator: Paulo Carneiro, por “Circo Zika”;
Melhor ator coadjuvante: Henrique Paez, por “Passageiros da Alegria- Palhaçaria”;
Melhor aparato técnico: Paulo Carneiro, por “Circo Zika”;
Melhor figurino: Helquer Paez, por “Passageiros da Alegria- Palhaçaria”;
Melhor dramaturgia: Paulo Carneiro, por “Circo Zika”.
Prêmio Especial do Júri: Por unanimidade, a comissão avaliadora decidiu premiar o grupo 100 Cena de teatro, da cidade de Timbó/SC, pelo espetáculo “Vozes”, por tratar temáticas importantes como: discriminação, racismo, homofobia, pedofilia e machismo.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 17/10/2022
