
Foi aprovado na Sessão Ordinária desta segunda-feira (10), o projeto de lei que institui a Semana Municipal do Idoso e de combate ao Etarismo no calendário oficial do município de Cruz Alta. O projeto foi uma proposição do gabinete da vereadora Laura Durigon Ajala, com indicação da ativista Rosinha Santana.
Para a vereadora Laura, enfrentar a discriminação etária exige uma nova compreensão do envelhecimento por todas as gerações sobre essa fase da vida: “Precisamos eliminar os conceitos desatualizados de pessoas mais velhas como fardos e reconhecer a diversidade da experiência e as desigualdades do preconceito etário. As pessoas com mais idade continuam sendo produtivas, merecem todo o reconhecimento e respeito por parte da sociedade e dos governos, através da sensibilidade necessária para formular políticas públicas que venham a atender essa significativa parcela da população, portanto, é uma satisfação acolher a ideia da Rosinha Santanna, cumprindo desta forma o nosso papel como agentes políticos”, completa.
A Semana Municipal do Idoso, já instituída pelo Decreto Municipal nº 398/09 de 16 de setembro de 2009, agora tornou-se lei, e será oficialmente comemorada na data entre 25 de setembro e 1º de outubro, no Dia Internacional do Idoso e terá como objetivo proporcionar a integração da população idosa com a sociedade, oportunizando o desenvolvimento de atividades culturais, artísticas, produtivas, socioeducativas, espiritualidade e de lazer, dentro de uma política pública integral.
Com informações da Câmara de Vereadores
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 11/10/2022