.jpeg)
A Fazenda São Luiz, de Antenor Macagnan e filhos, será a sede da Abertura Oficial da Colheita do Trigo no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (6). O evento integra a programação da XVI Fenatrigo.
A solenidade, que inicia às 9h, será aberta a participação do público em geral e deve contar com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e do secretário de Agricultura, Domingos Velho Lopes e de prefeitos de cidades da região.
Moacir Magalhães Medeiros, Presidente da XVI Fenatrigo, destaca a importância da cultura do trigo para o desenvolvimento econômico da região e do estado do RS.
Em Cruz Alta, existem cerca de 28 mil hectares cultivados com o grão, o que representa um aumento de cerca de 20% em relação a área plantada no ano anterior. As condições climáticas, até agora, têm sido favoráveis à cultura do trigo no município.
NO ESTADO
No estado, a área plantada com o cereal chega a 1.413.763 hectares, a maior desde 1980, ou seja, em 42 anos. O incremento de área é de 15,04% em relação à safra passada. O RS é o segundo maior produtor nacional com uma produção média de 1,8 milhões de toneladas/ano. O Paraná é o primeiro produtor com média de 2,8 milhões de toneladas/ano. A produção de trigo no Estado, cultura de inverno altamente suscetível às oscilações de tempo e clima, se caracteriza pela consorciação com a produção de soja e de milho, cultivadas no verão.
PREÇO DO TRIGO
Outro fator responsável por gerar bastante otimismo entre os produtores é o preço atual pago pela saca de trigo. De uma média de R$ 45,00 a saca, a cotação saltou, nos últimos meses, para R$ 90,00.
Com informações da Ascom Fenatrigo
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 05/10/2022