Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
ASILO SANTO ANTONIO

XVI Fenatrigo terá estratégia especial de vacinação

  • XVI Fenatrigo terá estratégia especial de vacinação

Aproveitando a XVI Fenatrigo, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizará a partir desta quarta-feira (5), uma estratégia especial de vacinação durante a Feira. Com um stand localizado no segundo pavilhão (Agrotec), serão ofertadas doses contra a Poliomielite, Influenza, e Covid-19.

Com a presença do Zé Gotinha, a ideia, segundo Vanessa Dotto, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, é chamar a atenção sobre a importância da vacinação. Ela explica que na quarta, quinta e sexta-feira, a aplicação ocorrerá das 10h às 12h, e 14h às 17h, e no sábado e domingo, ela será feita das 10h às 17h.

“É fundamental que as pessoas aproveitem este momento e procurem se vacinar”, diz Vanessa.

Vanessa lembra que a poliomielite é uma doença grave que pode causar paralisia nos membros inferiores. Todas as crianças de 1 a 4 anos devem ser vacinadas com a vacina oral contra a poliomielite mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente contra a doença. Já as menores de um ano de idade, que fazem vacina injetável, só precisam comparecer se estiverem com as doses contra a pólio em atraso.

INFLUENZA

A vacina contra a Influenza está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

“Ela pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação”, comenta Vanessa.

COVID-19

Serão ofertadas primeiras doses para quem tem a partir de 03 anos de idade; segundas doses para quem tem a partir de 05 anos; terceiras doses (reforço) para pessoas a partir de 12 anos, que já completaram o intervalo de 4 meses a partir da segunda dose e quarta dose para imunossuprimidos (a partir de 18 anos), trabalhadores da saúde, pessoas com 40 anos ou mais, e para quem tem de 18 a 39 anos com comorbidades, observando o intervalo de 4 meses da dose de reforço.

Para se vacinar é necessário comparecer com um documento.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 05/10/2022

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.