
O Centro de Saúde da Mulher e da Criança e as Estratégias de Saúde da Família promovem, durante todo o mês, uma série de atividades relacionadas à campanha “Outubro Rosa”, com foco em incentivar as mulheres a realizarem os exames necessários e no esclarecimento de dúvidas sobre o câncer de mama.
De acordo com a Enfermeira do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, Leise Pereira Da Costa, o foco da campanha no município é priorizar a prevenção e o diagnóstico precoce. Leise explica que cada unidade de saúde está realizando suas próprias atividades relacionadas ao Outubro Rosa, com o oferecimento de vários serviços às mulheres.
“Desejamos promover a conscientização sobre a doença, proporcionar o compartilhamento de informações, maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade”.
A profissional lembra que o câncer de mama quando detectado em fases iniciais possibilita um tratamento precoce, aumentando as chances de cura. “Todas as mulheres, independente da idade, devem ser estimuladas a conhecerem o seu corpo para saber o que não é normal em suas mamas. Por isso, o autoexame é fundamental”.
DIA D
O Dia D será realizado no dia 22 de outubro, com as ESFs e o Centro de Saúde da Mulher e da Criança atendendo das 8h às 16h.
Serão repassadas orientações sobre importância dos cuidados, com a oferta de exame clínico das mamas, coleta do exame citopatológico, solicitação de mamografia para pacientes da população alvo e realização de testes rápidos ISTS.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 04/10/2022