Publicada em 22/09/2022
Na manhã da quarta-feira (21), um Café com a Imprensa comemorou os 65 anos de fundação da Cotripal. No evento, mais dois novos negócios foram anunciados no seu portfólio de produtos e serviços.
Voltado para o agronegócio, um deles é a Irrigação e Energia Fotovoltaica, que oferecerão mais segurança, produtividade e tranquilidade ao produtor. Em parceria com as indústrias Fockink, a Cotripal irá revender sistemas de irrigação ao produtor focando em todas as propriedades, independentemente do tamanho, para que todos os associados que tenham recursos hídricos, possam irrigar. A energia fotovoltaica também chega como uma opção de geração de energia elétrica com muitas vantagens e que vem se mostrando como um ótimo recurso no meio rural.
Inicialmente, serão gerados sete empregos, mas, de acordo com a Cooperativa, com as novas instalações mais de 15 empregos diretos também devem ser gerados. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 11 milhões.
O outro negócio é o Atacarejo, que vai gerar mais de 400 empregos diretos em dois novos investimentos nos municípios de Ijuí e Panambi. As obras devem iniciar nos próximos meses.
Em Panambi, será ampliado o complexo comercial do Bairro Arco-íris em mais 9.000m², distribuídos em 4.000m² de estacionamento coberto e 5.000m² em área de vendas e armazenagem.
Em Ijuí, serão mais de 20.000m² de área construída, com 4.500m² exclusivo para o novo formato de loja Atacarejo, sendo que as demais áreas oferecerão ainda loja de peças, veterinária, eletrodomésticos, farmácia com manipulação, praça de alimentação e outros serviços, formando um excelente centro Comercial.
Os investimentos previstos para os atacarejos e os centros comerciais onde serão instalados são de aproximadamente R$ 124 milhões.
“Os empreendimentos, além de gerarem emprego, renda e desenvolvimento para a região, mantém os olhos voltados para o noroeste do Estado e para o pequeno, médio e grande produtor, oferecendo crescimento econômico, serviços de qualidade, investimento em novas tecnologias e fluxo de caixa para seu associado. Isso só acontece quando há investimentos como estes”, explica o presidente da Cotripal, Germano Döwich.
Nascida Cooperativa Tritícola Panambi Ltda. no dia 21 de setembro de 1957, e posteriormente renomeada Cotripal Agropecuária Cooperativa, a Cotripal possui uma ampla rede de negócios, divididos em três grandes segmentos: Produção Agrícola, Produção Pecuária e Varejo. E atua nos municípios de Panambi, Condor, Pejuçara, Santa Bárbara do Sul, Ajuricaba, Ijuí, Bozano, Nova Ramada, Augusto Pestana, Catuípe, Eugênio de Castro, Santo Augusto, Cruz Alta e Coronel Barros.
Atualmente, a cooperativa conta com mais de 5.400 produtores associados e mais de 2.500 funcionários.
Na foto, da esquerda para a direita, estão João Carlos Pires, diretor de Produção Agrícola; Arno Malheiros, assessor jurídico; Tiago Sartori, vice-presidente; Germano Döwich, presidente; Inácio Brust, diretor administrativo-financeiro; Roque Andreola, diretor de produção pecuária e Rudi Nei Schneider, diretor de varejo.
Com informações Ascom Cotripal
Imagens: Repórter Cidade Amauri Rodrigues
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações