
Na manhã desta quarta-feira, 14, foi realizada uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, com intuito de apresentar uma prévia dos dados do município.
Em Cruz Alta, 50% dos moradores responderam ao Censo, mas o IBGE está tendo dificuldades em chegar em alguns prédios/condomínios.
De acordo com o Coordenador da Agência do IBGE de Cruz Alta, Thiago Soares, os recenseadores estão encontrando dificuldades de chegar em algumas residências, principalmente em prédios e condomínios. “Precisamos fazer um chamamento a população para que recebam os recenseadores e respondam as perguntas, pois é fundamental para o retorno de recursos do Fundo de Participação dos Municípios”.
Desde o dia 1º de agosto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza uma das maiores operações censitárias do mundo. O Censo Demográfico 2022 terá coleta de informações até o dia 31 de outubro e a coordenação local ressalta a importância da população receber os recenseadores devidamente identificados, nos domicílios para garantir a integridade do trabalho.
No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.
Com Informações do IBGE/Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 14/09/2022