
Desde dia 30 de agosto estiveram em Cruz Alta , a comitiva de tropeiros paulistas que começaram a partir de hoje, reviver o antigo caminho das tropeadas desde Cruz Alta até Sorocaba em São Paulo.
O grupo, constituído por Décio Teodoro da Silva (Doca), Givanildo de Araújo, Gustavo Paloni, os irmãos Luís Antonio Longhini e José Roberto Longhini, mais uma estrutura de apoio com médico veterinário, ferrador, cozinheiro, motorista e veículos, percorrerá os 1700 km durante cerca de 70 dias no lombo de mulas refazendo o trajeto desde Cruz Alta até a cidade de Sorocaba em São Paulo.
São 14 animais, sendo 13 mulas e burros e uma égua madrinha.
No trajeto, farão história, relembram tradições e constroem memórias. Estive, juntamente com o colega Alisson Menegassi e a Coordenadora de Cultura Shana Reis, com esses amigos em bons momentos em nossa cidade, onde compartilhamos diálogos e parcerias em reuniões e refeições.
No dia 01º de setembro aconteceu a cerimônia no Parque de Exposições onde participaram com os tradicionalistas que trazem a Chama Crioula. Cerimônia que entrelaça as tradições e cultura de nosso povo de regiões diferentes do país.
Nesta manhã de sexta-feira, dia 02, partem então para a viagem programada. Sigam em frente irmãos, desejamos uma excelente tropeada...Boa sorte e que o Grande Arquiteto abençoe vocês.
Rossano Cavalari
Com Informações do Escritor e Historiador Rossano Cavalari
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 02/09/2022


