
As escolas da rede municipal de Cruz Alta irão receber ações do Projeto “Narrativas Negras”. Na última semana, o Secretário de Educação, Moacir Marchesan Junior, juntamente com a equipe do setor pedagógico da Secretaria Municipal de Saúde e da Educação, e o Coordenador de políticas setoriais, Leonardo Corrêa, reuniram-se com a Jornalista, Mestra e atualmente Doutoranda pela UNICRUZ, Thayane Madruga que, na oportunidade, fez a apresentação do respectivo Projeto.
Segundo Thayane, o “Narrativas Negras” iniciou em junho de 2020, em meio a pandemia de Covid-19. “Era o momento de criar nosso espaço para falar sobre os assuntos como: racismo, cultura negra, empoderamento negro, melhores oportunidade. Agora, vemos a oportunidade de ampliar este projeto nas instituições de ensino”.
Para o Secretário de Educação Moacir Marchesan Júnior, “é de fundamental importância discutir e trabalhar projetos como este em nossas escolas, pois é através da educação que alunos e professores são dispostos a tornar nossa sociedade mais justa e livre de preconceitos”.
Para o Coordenador de políticas setoriais Leonardo Corrêa, “este projeto faz parte das políticas públicas necessárias à transformação social, visando a igualdade no que se refere aos direitos fundamentais de todas as pessoas”.
Neste ano, a SME já ofertou a formação continuada aos professores para instrumentalizar as equipes na construção e implementação de conteúdos pedagógicos, atendendo a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 que tratam da obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e indígena na educação básica.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 22/08/2022