
Para comemorar os seus vinte anos de atuação, o Hemocentro Regional de Cruz Alta que, atende treze municípios, oferecerá na segunda-feira, 22, um lanche especial para os seus doadores. “Este é um serviço extremamente importante para Cruz Alta e região”, comenta a Coordenadora do Hemocentro, Angélica Trentini.
O Hemocentro vem trabalhando com sistema de agendamento de doações, que pode ser feito via contato telefônico (3326 3168). As coletas são efetuadas de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h00min. “Aproveitamos para convidar os doadores para que compareçam ao Hemocentro”.
Angélica lembra que os requisitos básicos para doar são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto. Homens podem fazer quatro doações anuais e mulheres, três. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para o sexo masculino e de três para o feminino.
DOAÇÃO DE SANGUE E COVID-19
Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 após o término dos sintomas para fazer a doação. Já aqueles que tiveram gripe, precisam esperar 15 dias. Com relação às vacinas, o tempo de impedimento é mais curto: a vacina contra gripe e a Coronavac impedem a doação de sangue por dois dias após a dose. Já as vacinas Pfizer, Astrazeneca e Janssen impedem por sete dias após cada dose. “No caso dos pacientes assintomáticos para a Covid-19, é necessário aguardar dez dias após o teste positivo para a doença”.
O Hemocentro está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 21/08/2022