
O "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação acontece neste sábado (20).
Para ser vacinado, basta comparecer a sala de vacinação da ESF Centro, das 13h às 17h, portando documento e a caderneta de vacinação da criança e do adolescente.
De acordo com a Prefeitura, a vacina contra a Poliomielite é aplicada em crianças de 1 ano a 4 anos, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Em relação a multivacinação o objetivo é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme a situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Entre as vacinas oferecidas na Multivacinação: BCG, que previne as formas graves de tuberculose; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10, contra a pneumonia meningite e otite; meningocócica C, que previne contra meningites; tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens; vacinas da hepatite A e hepatite B e ainda contra a febre amarela.
CENTRAL DE VACINAÇÃO CONTRA
Neste sábado, a central de vacinação também está aberta das 13h às 17h, com a oferta de primeiras, segundas, terceiras e quartas doses.
● 1ª dose a partir de 3 anos;
● 2ª dose a partir dos 5 anos;
● 3ª dose a partir de 12 anos, para quem já completou o intervalo de 4 meses a partir da segunda dose;
● 4ª dose para imunosuprimidos a partir de 18 anos que já completaram o intervalo de 4 meses da dose de reforço;
● 4ª dose para pessoas com 40 anos ou mais que já tenham completados 4 meses desde o reforço (3ª dose);
● 4ª dose para pessoas de 18 a 39 anos com comorbidades que já tenham completado 4 meses desde o reforço (3ª dose);
● 4ª dose para trabalhadores da saúde que já completaram 4 meses da dose de reforço (3ª dose).
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS (se tiver). Para quem tem comorbidades, também é preciso levar o comprovante da doença.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 20/08/2022