
A Chama Crioula foi distribuída às 30 regiões tradicionalistas gaúchas neste sábado (13) em uma cerimônia realizada em Canguçu, no sul do Estado. O ato marcou o início das atividades da Semana Farroupilha, que se estendem até o dia 20 de setembro.
Após dois anos, a cerimônia voltou a ser realizada nos moldes tradicionais — em razão da pandemia da covid-19, as solenidades de 2020 e 2021 foram feitas com público restrito. Neste ano, a chama mobilizou cerca de mil cavalarianos.
A cerimônia de geração foi realizada na sexta-feira (12), durante a encenação da história de Joaquim Teixeira Nunes, canguçuense morto durante a Revolução Farroupilha. Pela primeira vez a geração da chama aconteceu em uma cidade do sul do Estado. O evento contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Junior.
A Chama chegará em Cruz Alta na segunda-feira (15), a recepção será feita por autoridades civis e militares em uma cerimônia em frente à Prefeitura, a partir das 08h. Posteriormente, o fogo simbólico será conduzido por atletas militares até a Escola de Aperfeiçoamento de Sargento das Armas-EASA.
A tradição da Chama Crioula foi iniciada em 1947. Ela simboliza o início das comemorações da Semana Farroupilha, que culmina com as celebrações alusivas ao 20 de setembro, data que marca a Revolução Farroupilha.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 13/08/2022