
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul publicou na quarta-feira (10), um alerta epidemiológico sobre a situação da varíola dos macacos no estado. Atualmente, há 29 casos confirmados no Estado, distribuídos em 14 municípios. Outros 64 casos suspeitos estão em investigação.
Entre as ações apontadas, está a comunicação imediata pelos profissionais de saúde de casos suspeitos às secretarias municipais de saúde e à SES, além da coleta de amostras para confirmação diagnóstica em laboratório, rastreamento e monitoramento dos contatos do caso suspeito e isolamento do paciente.
Centro de Operações de Emergências
Ontem também foi realizada a primeira reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) para monitoramento e acompanhamento da doença no RS. O grupo criado pela SES reúne representantes da gestão estadual, de universidades e de áreas da saúde. A partir de encontros periódicos, temas e ações quanto ao enfrentamento à doença serão discutidos e deliberados.
Um dos pontos de enfrentamento apresentados pela SES é a publicação de um plano de contingência, com previsão de divulgação para os próximos dias. O documento será referência para ações do estado e dos municípios, com informações estratégicas de contenção, controle e orientações para lidar com a emergência.
Há no grupo representantes de sociedades gaúchas de dermatologia, infectologia, pediatria, associação de medicina da família e comunidade, conselhos estaduais de enfermagem e de farmácia, Ministério Público, Conselho Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RS), entre outros.
No Brasil, até o momento, são 2.415 casos confirmados e foi declarada transmissão comunitária da doença. Desde o dia 28 de julho, o Ministério da Saúde passou a considerar que o Brasil enfrenta um surto da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 23 de julho a varíola dos macacos emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.
Casos de varíola dos macacos por cidade:
Campo Bom: 1
Canoas: 2
Caxias do Sul: 3
Esteio: 1
Garibaldi: 1
Igrejinha: 2
Novo Hamburgo: 2
Passo Fundo: 1
Porto Alegre: 9
Santo Ângelo: 1
São Marcos: 1
Uruguaiana: 1
Viamão: 3
Residentes de fora do estado: 1
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 11/08/2022