Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
CLARO

Coleta do Censo Demográfico inicia na segunda-feira em Cruz Alta

  • IBGE inicia a Coleta do Censo Demográfico em Cruz Alta na segunda-feira

A partir de 01 de agosto, os moradores das áreas urbana e rural de Cruz Alta começarão a receber a visita de recenseadores que coletarão as informações do Censo 2022. Esta ação ocorrerá simultaneamente em todos os municípios do país é fundamental para atualizar as informações sobre as condições de vida da população. A partir dessas informações coletadas no Censo, Municípios, Estados e União garantem, por exemplo, uma base de dados confiáveis e atualizados para a elaboração das políticas públicas.

Conforme o servidor Thiago Strey Soares, Coordenador da Agência do IBGE de Cruz Alta, serão 58 recenseadores visitando todos os domicílios do município. Para conseguir encontrar moradores em casa, algumas dessas visitas do Censo 2022 podem ocorrer após as 18 horas e, também, aos sábados e domingos. A coleta do Censo Demográfico será realizada entre os meses de agosto a outubro de 2022 e serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares permanentes do País.

O trabalho dos recenseadores seguirá um roteiro preestabelecido de maneira a visitar casa a casa de uma região. Para a grande maioria dos entrevistados a conversa deve ser muito rápida, não deve chegar a dez minutos de duração. Serão aplicados 2 tipos de questionários no Censo: o Básico e o de Amostra.

O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores.

Já a parcela dos domicílios selecionados para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões, corresponderá a, aproximadamente, 10% do total a ser visitado. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Todos os recenseadores estarão devidamente identificados com colete, crachá de identificação com foto e carregarão um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular) onde registrará todas as informações coletadas. Em caso de dúvida sobre a identificação do entrevistador, o morador poderá verificar informações via site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181. Não há nenhuma atuação de fiscalização ou de julgamento sobre as respostas dos entrevistados. É muito importante esclarecer que as informações registradas no sistema pelo recenseador são sigilosas e criptografadas; nem mesmo o recenseador terá acesso a elas.

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 30/07/2022

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.