Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
ASILO SANTO ANTONIO

Hemocentro chama doadores para cadastro de medula óssea

  • Hemocentro chama doadores para cadastro de medula óssea

A pandemia de Covid-19 também impactou na redução da procura de pessoas interessadas em fazer o cadastro de medula óssea. Segundo Angélica Trentini, Coordenadora do Hemocentro Regional de Cruz Alta, em média, por semana, cerca de dez doadores têm comparecido para fazer o cadastro. Angélica reforça que quem tem entre 18 e 35 anos e está em boas condições de saúde pode ser um doador de medula óssea. São coletados apenas 5ml de sangue para a identificação das características do doador.

Angélica explica que os dados cadastrais e a análise genética do candidato à doação de medula são enviados ao Registro Nacional de Doadores de Medula óssea- REDOME, sistema administrado pelo Instituto Nacional do Câncer- INCA. A partir do cruzamento de dados, caso algum dia seja encontrado um paciente com características genéticas semelhantes no Brasil, ou até mesmo, no exterior, o doador será chamado para fazer efetivamente a doação. “Por isso, é fundamental que o candidato à doação mantenha o seu cadastro atualizado. Só assim será localizado na ocasião oportuna”.

A medula óssea é um tecido líquido encontrado no interior dos ossos. Ela tem a função de produzir as células sanguíneas. O transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula, tais como: enfermidades hematológicas, cânceres, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes. Estima-se que entre pessoas sem laço de parentesco a chance de encontrar um doador de medula óssea compatível seja de uma em 100 mil. Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Por isso, a importância de registrar-se no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

SOBRE O CADASTRO

Para se cadastrar como doador de medula, ela conta que basta se dirigir até o Hemocentro, portando documentos pessoais como RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde. Estar bem alimentado também é importante. “Não é necessário fazer o agendamento para coleta, nestes casos”.

Os candidatos preenchem um formulário disponível no hemocentro com seus dados pessoais, com a coleta de sangue. O resultado deste teste é comparado com o do paciente que precisa da doação. Se houver compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares.

O Hemocentro Regional de Cruz Alta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min, na Rua Barão do Rio Branco, número 1445, atrás da Coordenadoria Regional de Saúde. Mais informações pelo telefone 3326 3168.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 20/07/2022

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.