
A partir desta quarta-feira (08), adolescentes de 12 a 17 anos poderão procurar a Central de Vacinação, das 8h30min às 11h45min, e das 13h30min às 17h, para tomar a 3ª dose da vacina contra a Covid-19. Não é necessário agendamento.
A Central de Vacinação fica localizada na ESF Centro, no subsolo (Rua Venâncio Aires, nº 2149, entrada pela lateral na Rua Paul Harris).
Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Dotto, a terceira dose deve ser aplicada quatro meses após o recebimento da segunda. O imunizante recomendado pelo Ministério da Saúde é o da Pfizer, independentemente da vacina utilizada anteriormente. Se houver indisponibilidade da Pfizer, a Coronavac também poderá ser utilizada. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.
"A chegada da terceira dose para maiores de 12 anos reforça, principalmente, a segurança nas escolas”.
Até agora, a dose de reforço era recomendada para a população acima de 18 anos, quatro meses após a aplicação da segunda dose. O Ministério da Saúde também orienta a população acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a tomarem a segunda dose de reforço (4ª dose), quatro meses após a primeira.
PARA OS DEMAIS PÚBLICOS
Também na Central de Vacinação estão sendo ofertadas primeiras e segundas doses para quem tem a partir de 05 anos; terceiras doses (reforço) para pessoas a partir de 18 anos, que já completaram o intervalo de 4 meses a partir da segunda dose e quarta dose para imunossuprimidos, a partir de 18 anos, que já completaram o intervalo de 4 meses da dose de reforço, e idosos com 60 anos ou mais que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS (se tiver). No caso dos pacientes imunossuprimidos, também é preciso levar um comprovante da doença. A criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável. É preciso cumprir o intervalo de quinze dias entre outras vacinas do calendário de imunizações e a vacina contra a COVID-19.
Com informações da Prefeitura de Cruz Alta
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 07/06/2022