
O município de Cruz Alta, através da Secretaria de Saúde, está engajado na realização da campanha do Maio Furta – Cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Propõe-se a realizar ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, época em que é celebrado nacionalmente o mês das mães.
A Psicóloga, Anelise Beheregaray, comenta que a intenção da campanha é de implementar uma nova lei no município, para que seja instituída a campanha no calendário oficial do município. “Com o objetivo de organizarmos ações, nos reunimos em um grupo de mulheres, entre profissionais da saúde e do município, mães empreendedoras, ou seja, pessoas que se identificam com a campanha. ”
Algumas das ações que serão realizadas, ocorrerá no domingo, 15, ás 9h, com uma mateada em frente à praça Érico Verissimo, e na quarta-feira, 18, será feito um painel sobre o Maio Furta – Cor, na sede da Associação Comercial e Industrial-ACI.
A programação, conforme Anelise, segue durante todo o mês de maio, com uma série de atividades. “Há um forte estigma social em torno de temas ligados a saúde mental e quando ele se estende ao campo materno, esse tema é ainda mais reforçado. Infelizmente, assistimos a um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e, inclusive, suicídio entre as mães. O furta – cor é uma tonalidade que se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar. Na maternidade não é diferente, nela cabem todas as cores”, comenta Anelise.
Anelise lembra que a maternidade precisa de luz, apoio e cuidados. Para existir, requer o olhar engajado de todos, sem manuais, sem regulamentos. ” Levantar a bandeira de uma maternidade furta – cor, livre de tabus e silenciamentos, é promover saúde mental”.
Com informações da Prefeitura de Cruz Alta
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 06/05/2022