Publicada em 23/03/2022
O Exército Brasileiro desencadeou a “OPERAÇÃO ELMO I”, prevista para o dia 22 de março, no estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de fiscalizar clubes de tiro, comércio de armas de fogo, munições, armas de pressão e insumos de munições e acessórios para arma. A operação consiste na inspeção, de maneira inopinada, das pessoas jurídicas que comercializam esse tipo de material no estado do Rio Grande do Sul.
Nesta operação, a 3ª Região Militar, por intermédio do seu Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), juntamente com outras 36 Unidades Militares, deram início às ações de fiscalização. A “OPERAÇÃO ELMO I”, visa coibir o emprego de documentação falsa para a compra de armas, orientando lojistas a realizarem uma correta verificação de autenticidade de documentação, além de reprimir irregularidades, relativas ao depósito, à guarda, à segurança e ao emprego dos produtos controlados armazenados e comercializados por empresas com Certificado de Registro (CR), autuando empresas que estiverem agindo em desacordo com a legislação vigente.
No âmbito do Rio Grande do Sul, a atividade administrativa de Fiscalização de Produtos Controlados é executada pela 3ª Região Militar (3ª RM), por intermédio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados, composto por outras 30 unidades. A 3ª RM coordena a execução das operações de fiscalização para inspecionar e fiscalizar pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades com Produtos Controlados pelo Exército (PCE) e os locais onde há suspeita de irregularidade no estado.
A realização dessa operação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Exército Brasileiro para tornar cada vez mais eficiente a fiscalização dos produtos que controla, trabalho este que é realizado contínua e ininterruptamente pela Força Terrestre.
Com Informações da Assessoria de Comunicação Social do Comando da 3ª Região Militar
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações