Publicada em 02/12/2021
A Polícia Civil de Cruz Alta, por meio da DRACO, desencadeou o Operação PUZZLE (Quebra-cabeça), na manhã desta quinta-feira. Com foco no combate à organização criminosa que atua na cidade realizando o tráfico de drogas, e que também é responsável por grande parte dos homicídios ocorridos na cidade no ano de 2021.
Até o momento 14 pessoas foram presas, sendo 4 presos em flagrante, um casal transportava drogas e em posse de munição e mais dois indivíduos também presos por posse de arma de fogo.
Durante as buscas foram apreendidas drogas, armas, munições, celulares, dentre outros objetos.A operação contou com 96 policias de Cruz Alta e de Ijuí, Santo Ângelo e Santa Maria.
As investigações iniciaram há cerca de 10 meses, sendo comprovado que a organização criminosa atua em vários bairros da cidade vendendo drogas. Também foi verificado que o grupo cobrava uma “mensalidade” de casas de prostituição e fornecia com exclusividade a droga para a comercialização.
No decorrer da investigação também apurou-se que os arremessos de drogas para o interior do Presídio de Cruz Alta eram ordenados pela liderança do grupo que estava presa em Cruz Alta e, recentemente, foi transferida para outra penitenciária do estado.
O repórter cidade Amauri Rodrigues esteve junto a operação e entrevistou o Delegado Rafael dos Santos, “Tivemos algumas prisões realizadas no decorrer da investigação e mesmo com essa ação de hoje o trabalho continua, por que temos a maioria dos presos com prisão temporária de 30 dias decretada, podendo ser prorrogada. Então ainda temos um prazo de até 90 dias para concluir esse inquérito policial.”
Ele também destacou a importância da ajuda da população ao denunciar, “Temos que fazer um agradecimento também à comunidade, que tem nos abastecido com informações importantes e precisamos desse apoio. Ressalto que não tenham medo de denunciar, o sigilo é garantido, ligue para o 197 ou podem ir nos procurar na delegacia que o anonimato é garantido”
Informações: Polícia Civil e Repórter Amauri Rodrigues
Foto: Repórter Amauri Rodrigues
Jornalismo Grupo Pilau