Publicada em 14/09/2021
Ivonir Machado publicou nas suas redes sociais uma mensagem lamentando a morte de seu irmão, Airton Machado, de 62 anos.
Juntos, Airton e Ivonir fundaram a banda ‘Garotos de Ouro’. A mãe deles, Cristina Machado, era gaiteira e animava bailes na região de Cruz Alta onde moravam. Durante a infância, a dupla ficou conhecida como "Irmãos Machadinho"
"50 anos se foram e nossa história ficou eternizada. Deus a mim 'calou' e a ti 'levou'. É Mano Veio…[sic] Chegou o dia de me despedir, ou melhor, dizer um 'até breve'", escreveu Ivonir Machado.
Airton faleceu na madruga de segunda-feira, após o ônibus que esteva dirigindo bater contra um barranco de pedras em uma curva, no KM 44,2. Ele estava com sua companheira, Renata da Rosa, que foi encaminhada para o Hospital Regional de São José.
Em nota, a banda Garotos de Ouro também lamentou a morte de seu líder. "Calou a gaita mais fandangueira dos bailes do Sul do Brasil", diz o texto.
Prefeitura Municipal de Cruz Alta decretou luto oficial por 3 dias e a prefeita Dr. Paula, ofereceu a família o salão nobre da prefeitura municipal para as homenagens póstumas a Airton Machado.
Em comemoração aos 200 anos de Cruz Alta, a Prefeitura Municipal prestou uma homenagem aos irmãos Machadinho, ao criar o troféu “Irmãos Machadinho” entregue durante a 41ª Coxilha Nativista, em julho de ano.
Segundo informações do G1-SC, o corpo de Altair foi cremado às 9h, em Criciúma, no Crematório Catarinense. Depois será levado para Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, onde o músico nasceu. O velório ocorre sem a presença de fãs. De acordo com a assessoria da banda, a restrição acontece por causa da pandemia da Covid-19.
Fonte: Jornalismo Grupo Pilau