
Com o apoio da Prefeitura Municipal, a Rede de Proteção aos Animais de Cruz Alta, colocará em ação, em agosto, um projeto de Mutirão Beneficente. De acordo com o voluntário da Rede, João Felipe Bitencourt, a Administração Pública, disponibilizará um profissional Médico Veterinário, para integrar às atividades. “O nosso objetivo é dar amparo aos animais alocados em bairros carentes de nossa cidade”. O protetor explica que, de início, será realizada uma atividade no bairro Jardim Primavera e na sequência outros bairros serão beneficiados também. A população, inclusive, pode colaborar, doando algum valor, acessando a vaquinha online vaka.me/2221625.
João Felipe comenta que a Rede de Proteção, retomou as suas atividades em julho com um calendário de ações pré-definido. A entidade que desempenha um papel fundamental, após um período em que a pandemia de Covid-19 acentuou-se ainda mais, impactando na diminuição das arrecadações e na escassez da mão de obra do serviço voluntário, por meio de seu Conselho Administrativo, definiu a volta de sua atuação, seguindo todos os protocolos sanitários, por entender que tem o compromisso em trabalhar juntamente com a Administração Municipal, dando apoio, assim, às atividades e ações que Cruz Alta vem realizando e gerando bons resultados.
“Com a colaboração da população nesta campanha, a intenção é fazer esta ação em todos os bairros na forma de arrastão, ajudando naquilo que for possível e amenizando um pouco a situação difícil em que estes bichinhos se encontram”.
Para o Secretário Municipal de Administração, Thiago Bitencourt, responsável pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal, a causa animal é uma importante pauta para a gestão atual. “Estamos somando forças para avançar cada vez mais em políticas públicas eficientes para os nossos animais. Estar em sintonia e trabalhar em conjunto com os protetores e as ONGs é um passo importante para essa construção, já que estes auxiliam muito em diversas ações. Desta forma, entendemos que esta parceria é fundamental”.
SOBRE A REDE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS
Mesmo com número menor de voluntários, principalmente devido a pandemia de Covid-19, a Rede de Proteção aos Animais, importante órgão que se preocupa com a saúde e bem-estar animal, segue seus trabalhos. A entidade atua de acordo com a legislação, buscando a conscientização e respeito ao direito dos animais, bem como auxiliando o poder público.
A Rede, incentiva as denúncias de maus tratos e forma grande rede de apoio para os bichinhos. Ela também busca garantir o cumprimento de Leis que já existem, lutando pelos direitos dos bichos e atuando na punição dos responsáveis pelo sofrimento animal. O abandono de animais é um problema de saúde pública, pois além de violar os direitos determinados em legislação, contribui para aumento de casos de zoonoses.
Publicada em 29/07/2021
Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta