
A Cooperativa Piá, com sede em Nova Petrópolis, enfrenta uma grave crise financeira e pode encerrar suas atividades após quase seis décadas de operação.
Os associados foram convocados para uma assembleia extraordinária no próximo dia 26 de março, quando será votada a proposta de liquidação — termo jurídico utilizado para cooperativas, equivalente à falência no modelo empresarial tradicional.
Diante do cenário de prejuízos acumulados e endividamento ao longo dos últimos anos, também será apresentada uma alternativa: a chamada “liquidação com continuidade das operações”. Esse modelo permite evitar o encerramento imediato, possibilitando a venda de ativos enquanto parte das atividades segue em funcionamento.
A cooperativa já vinha adotando medidas para tentar equilibrar as finanças, como a venda de patrimônios, fechamento de supermercados e leilões de veículos, com o objetivo de quitar dívidas e reduzir custos.
A crise se arrasta há anos e, em 2023, culminou na renúncia da gestão anterior. Desde então, a administração está sob responsabilidade de Jorge Dinnebier, que assumiu com a proposta de reorganizar as finanças, retomar a confiança dos fornecedores de leite e fortalecer a atividade industrial.
O futuro da cooperativa agora depende da decisão dos associados, que definirão os próximos passos de uma das mais tradicionais instituições do setor no Estado.
Com informações do site GZH/ Jornalista Giane Guerra
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 18/03/2026