Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
CLARO

IEE Professor Annes Dias inaugura Curso Técnico em Eletrotécnico

  • IEE Professor Annes Dias inaugura Curso Técnico em Eletrotécnico

O Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias realizou, na noite desta terça-feira (24), a aula inaugural do novo Curso Técnico em Eletrotécnica. O início das atividades marcou a implantação da formação, que conta com cerca de 60 alunos distribuídos em duas turmas.

O curso integra o Eixo Tecnológico de Controle de Processos Industriais e foi estruturado para atender à demanda crescente por mão de obra qualificada na região. Com duração de dois anos, a formação abrange disciplinas teóricas e práticas focadas na instalação, operação e manutenção de sistemas elétricos, além de 400 horas obrigatórias de estágio supervisionado.

A implantação foi possível a partir da união entre o poder público, a instituição de ensino e empresas parceiras, entre elas o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, ACI, CCGL, Alecrim Móveis, 3Tentos, Glasil, Campo Forte e Simbiose, que contribuíram com apoio e equipamentos para os laboratórios. 

A aula inaugural contou com a presença da Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, da Assessora Pedagógica da 9ª CRE, Cíndia Quaresma, além de outras autoridades, empresários do setor industrial, professores e familiares dos estudantes. 

Em seu pronunciamento, a prefeita destacou a importância da parceria para a concretização do projeto. “Este curso não nasce do esforço de uma única instituição, mas da união de muitas mãos. Quando o poder público, a educação e as empresas caminham juntos, quem ganha é a comunidade. Ver essa sala cheia é a prova de que investir em conhecimento sempre vale a pena. Preciso fazer um reconhecimento ao deputado Rafael Braga e ao vereador Leonel Carlan que foram incansáveis nesta luta, assim como a professora e diretora do Annes Dias, Izabel Rubin Cocco e ao professor Rogério, que acreditaram e auxiliaram neste importante projeto”, afirmou.

A diretora do Instituto, Izabel Rubin Cocco, também ressaltou o significado do início da nova turma. “O início de uma nova turma representa esperança e responsabilidade. Este é um momento muito especial para todos nós. Cada aluno que escolhe estudar aqui carrega um projeto de vida. Nosso compromisso é oferecer conhecimento, apoio e estrutura para que eles se tornem profissionais preparados e cidadãos que contribuam com a sociedade”, destacou.

Segundo a direção do Instituto, o curso foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEED) e permite que o aluno curse a formação técnica de forma concomitante ao terceiro ano do Ensino Médio ou após a conclusão da educação básica.


Com informações da 9ª CRE - Anelise Nicolodi e Prefeitura Municipal - Jean Maidana


Imagens  -Jean Maidana

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 25/02/2026

Confira outras imagens

  • IEE Professor Annes Dias inaugura Curso Técnico em Eletrotécnico

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.