
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, na sexta-feira (20/2), o décimo primeiro boletim do Programa Balneabilidade da temporada 2025/2026. Os resultados são referentes às coletas realizadas em 16, 17, 18 e 19 de fevereiro de 2026, nos 96 pontos monitorados em praias e balneários do Rio Grande do Sul.
Conforme os resultados do Boletim 11, são dez os pontos impróprios para banho. Em comparação ao décimo relatório, dois locais em São Lourenço do Sul e outro em Tapes deixaram a lista, enquanto Cachoeira do Sul, Cerrito, Cidreira, Pedro Osório e Tramandaí passaram a ter um ponto com condições de risco cada.
Pontos impróprios para banho - Boletim 11 (Município — Balneário/Praia)
1 - Cachoeira do Sul — Praia Nova - Rio Jacuí
2 - Cerrito — Balneário Cerrito - Rio Piratini
3 - Cidreira — Cidreira - Concha Acústica
4 - Osório — Lagoa do Peixoto
5 - Pedro Osório — Balneário Pedro Osório - Rio Piratini
6 - Pelotas — Santo Antônio
7 - Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso - Rio Piratini
8 - Santa Maria — Balneário Passo do Verde - Rio Vacacaí
9 - Tapes — Praia do U
10 - Tramandaí — Tramandaí - Avenida da Igreja
Entre os pontos impróprios, a Lagoa do Peixoto apresentou alto índice de cianobactérias (344.774 células/ml — o limite é 50.000), o que indica condições de eutrofização (excesso de nutrientes). Além do local estar impróprio para banho, os gêneros predominantes de microrganismos (Raphidiopsis sp. e Aphanocapsa sp.) são potenciais produtores de toxinas, e a exposição a essa água pode levar a intoxicações agudas ou crônicas.
Com informações do Governo do Estado do RS/ Foto- Balneário de Piratini
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 21/02/2026