
A Comissão de Acompanhamento do Projeto Cruz Monumental realizou, na tarde desta quinta-feira (19/02), uma reunião ampliada de trabalho para detalhar os próximos encaminhamentos técnicos e administrativos do Parque da Cruz Monumental, em Cruz Alta. O encontro marcou mais uma etapa estratégica de consolidação de um projeto que une fé, identidade cultural e desenvolvimento econômico.
Participaram da reunião a prefeita Dra. Paula; o vereador Leonel Carlan ; representantes de entidades como ACI Cruz Alta, CDL, CONTUR, OAB/RS – Subseção Cruz Alta e Sindicato Rural, além de integrantes da equipe técnica da Prefeitura e arquitetos responsáveis pelo estudo do projeto.
Durante o encontro, foram apresentados relatórios atualizados sobre o andamento da proposta, que já se encontra em fase de desenvolvimento, bem como os trâmites legais relacionados à área onde será implantado o parque, junto ao Parque Municipal Prefeito Antônio Carlos Gomes Nunes. Também foram debatidos o cronograma das próximas etapas, estudos técnicos complementares, diretrizes arquitetônicas e paisagísticas e as medidas necessárias para assegurar segurança jurídica e responsabilidade orçamentária.
O arquiteto Henrique Rocha, do escritório Santini & Rocha Arquitetos, apresentou o estudo e o conceito arquitetônico em elaboração. A previsão é de que, nas próximas semanas, seja realizado o processo licitatório contemplando a implantação inicial do projeto, o cercamento da área com tapumes e a instalação de infraestrutura básica, como água e energia elétrica.
A apresentação oficial do projeto à comunidade ocorrerá no dia 27 de fevereiro, às 18h30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta, com a presença do deputado federal Bibo Nunes, idealizador da proposta.
Turismo como motor de desenvolvimento
Mais do que um marco religioso, o Parque da Cruz Monumental está inserido em um contexto mais amplo de fortalecimento do turismo como vetor de crescimento econômico. O Rio Grande do Sul registrou, em 2025, números históricos no setor, consolidando-se como o estado que mais cresceu no Brasil em turismo internacional, com mais de 1,5 milhão de visitantes estrangeiros, segundo dados da Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal.
O turismo religioso, em especial, vem ganhando destaque no cenário estadual, com novos roteiros e destinos de grande alcance nacional, como o Cristo Protetor de Encantado. Essa tendência demonstra que investimentos estruturados em fé, patrimônio e paisagem têm potencial para ampliar o fluxo de visitantes e dinamizar as economias locais.
Em Cruz Alta, a implantação do Parque da Cruz Monumental representa uma oportunidade concreta de geração de emprego e renda, tanto na fase de execução da obra quanto na consolidação do espaço como novo atrativo turístico permanente. O aumento da circulação de visitantes impacta diretamente setores como hotelaria, gastronomia, comércio, transporte e serviços, promovendo desenvolvimento sustentável e fortalecendo os pequenos empreendedores.
Além disso, o projeto contribui para a valorização do espaço público, estimulando convivência, lazer e integração comunitária, ao mesmo tempo em que projeta o município no cenário regional e estadual como destino de fé, contemplação e cultura.
Participaram da reunião a presidente da ACI Cruz Alta, Viviane Bender; o diretor de Relações Políticas e Institucionais da ACI Cruz Alta, Darci Martins; a presidente do CONTUR, Jane Clei Tonello Zachow; o representante da OAB/RS – Cruz Alta, Luis Fernando Nunes Amaro; o representante do Sindicato Rural de Cruz Alta, Ricardo Montedo dos Santos; a presidente da CDL Cruz Alta, Alciana Rodrigues da Silva; a secretária de Planejamento, Projetos e Assuntos Estratégicos, Barbara Tatiane Vieira Nogueira; o secretário adjunto de Obras, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, José Vilmar Robaina da Jornada; os arquitetos e urbanistas Gabriel Seibel Eliker e Higor Escobar Bronzatto; a gerente municipal de Contratos e Convênios, Suelen dos Santos Costa e a agente administrativa técnica na Assessoria da Gestão de Convênios, Graciela Vogel da Silveira.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 20/02/2026