Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
MULTIPARQUE SC

PANAMBI> Mãe e dois filhotes de onça-parda aparecem no interior do município

  • PANAMBI> Mãe e dois filhotes de onça-parda aparecem no interior do município

Pelo menos três onças-pardas foram vistas na região das localidades de Linha Iriapira 1 e Iriapira 2, no interior do município de Panambi. De acordo com agricultores que residem nas proximidades, os animais — aparentemente uma fêmea acompanhada de dois filhotes — circulavam pela área e fugiram em direção à vegetação ao perceberem a presença de pessoas. Um morador conseguiu registrar imagens dos felinos em deslocamento.

Como a onça-parda possui grande área de território e se movimenta rapidamente, existe a possibilidade de que sejam os mesmos animais avistados recentemente no interior dos municípios de Condor, Santa Bárbara do Sul e Palmeira das Missões.

A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) reforça que ataques de onça-parda contra seres humanos são extremamente raros. Segundo o órgão, esse tipo de ocorrência geralmente está associado a situações em que o animal se sente acuado, sem possibilidade de fuga, ou quando está defendendo uma presa ou seus filhotes. Em condições normais, a espécie tende a adotar comportamento de intimidação e, em seguida, se afastar.

Também conhecida como leão-baio, a onça-parda alimenta-se principalmente de herbívoros, como capivaras e veados, além de aves domésticas e pequenos mamíferos, como ratos, raposas e guaxinins.

A Patram alerta ainda que matar animais silvestres é crime ambiental, sujeito a multa e pena de seis meses a um ano de detenção. A punição pode ser ampliada caso o crime ocorra em unidade de conservação ou envolva espécie ameaçada de extinção, podendo ser triplicada em caso de caça profissional.


Com informações da Rádio Sulbrasileira/Elcio Dallabrida

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 18/02/2026

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.