
Uma ocorrência de estelionato foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Cruz Alta após familiares de uma paciente internada na UTI do Hospital São Vicente de Paulo relatarem terem sido vítimas de um golpe.
De acordo com o boletim de ocorrência, enquanto estavam no interior do hospital, um dos familiares recebeu mensagens via WhatsApp de um número desconhecido. A pessoa se identificava como médico da UTI e afirmava precisar falar com urgência com um familiar da paciente.
Nas mensagens, o suposto profissional informou que seriam necessárias cinco ampolas de medicação, ao custo de R$ 377 cada, questionando se a família autorizava a compra. Em seguida, alegou que poderia efetuar o pagamento ao fornecedor, enviando uma chave Pix para reembolso.
Confiando na situação, os familiares realizaram transferências via Pix. Posteriormente, uma nova solicitação de pagamento foi feita, momento em que perceberam a possibilidade de se tratar de um golpe.
Após contato com a direção do hospital, foram orientados a registrar ocorrência policial. As vítimas informaram ainda que já acionaram seus bancos e deram início ao procedimento de Mecanismo Especial de Devolução (MED), na tentativa de reaver os valores.
O caso foi registrado como estelionato e será investigado. A orientação das autoridades é para que familiares de pacientes internados confirmem qualquer solicitação financeira diretamente com a equipe médica e a administração hospitalar antes de realizar pagamentos.
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 13/02/2026