
A Prefeitura dará início, nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, à retomada da obra da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Justina Ajalla, localizada no Bairro Dirceu. A intervenção representa um avanço significativo para a comunidade escolar, que aguarda pela conclusão e qualificação da estrutura da instituição.
Com investimento superior a R$ 390 mil, a obra será executada pela empresa LJ Construções e Revestimentos, com estimativa de conclusão de seis meses. A intervenção prevê uma reforma completa da unidade escolar, com ampliação, modernização dos espaços e adequações essenciais para o pleno funcionamento da escola.
A EMEI Justina Ajalla passará por uma ampliação dividida em duas frentes. Nos fundos da escola, será realizada a construção de dois banheiros integrados às salas já existentes. Na parte frontal, a obra contemplará a criação de uma nova sala de aula com banheiros, além da implantação de secretaria, direção e área de serviço.
Além das ampliações, a estrutura atual da escola será totalmente reformada, com troca de pisos e forros, pintura geral, adequação das instalações elétricas e hidrossanitárias e melhorias de acessibilidade, garantindo mais segurança, conforto e inclusão.
O projeto também prevê a revitalização da fachada, do muro existente, das calçadas perimetrais e do passeio público, qualificando não apenas o espaço interno, mas também o entorno da escola.
Atualmente, incluindo o Pré A e Pré B na Escola Cândido Machado, a EMEI Justina Ajalla atende cerca de 70 crianças da região do Bairro Dirceu, o que reforça a relevância da obra para atender a demanda educacional com mais estrutura e qualidade. A diretora da Escola, profª Andréia Sório da Silva, destacou a importância da retomada da obra para toda a comunidade escolar. “Essa é uma obra muito esperada. Foi um processo difícil, mas agora vai acontecer. Com certeza a comunidade escolar aguardava por esse momento. Os pais e as crianças merecem uma escola de qualidade, com um espaço adequado para aprender e se desenvolver”, afirmou.
O secretário Municipal de Educação, Paulo Roberto de Moraes, também ressaltou o impacto positivo da obra para a educação infantil do município. “A retomada da obra da EMEI Justina Ajalla reafirma o compromisso da Administração Municipal com a educação de qualidade. Estamos investindo para garantir ambientes adequados, seguros e acessíveis, respeitando as necessidades das crianças, das famílias e dos profissionais da educação. Essa é uma obra estruturante, que fortalece a educação infantil e valoriza a comunidade daquela região”, destacou.
A retomada da obra assegura melhores condições de ensino, aprendizagem e desenvolvimento para as crianças da rede municipal.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 11/02/2026